O papa Francisco prestou homenagem nesta quarta-feira (3) a um jovem soldado ucraniano que morreu na frente de batalha e exibiu seus pertences religiosos pessoais, antes de pedir um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra. 

"Este jovem se chamava Olexandre e tinha 23 anos. Morreu em Adviika, no front,  frente de batalha, deixando a vida que tinha pela frente", explicou o papa ao final de sua audiência geral na Praça de São Pedro, do Vaticano.

O pontífice carregava na mão um rosário e um exemplar do Novo Testamento, pertencentes ao soldado.

Depois de meses de combates intensos, o Exército ucraniano se retirou em fevereiro da cidade de Avdiivka, na região leste do país em guerra, em uma importante vitória simbólica para Moscou. 

Francisco pediu aos milhares de fiéis que refletissem por alguns instantes em silêncio.

"Quero que todos façam silêncio por um momento, pensando neste jovem e em todos os outros que, como ele, morreram nesta loucura da guerra", disse o jesuíta de 87 anos. 

"A guerra sempre destrói. Pensemos neles e rezemos", acrescentou o pontífice, que desde a invasão iniciada pela Rússia, em fevereiro de 2022, não para de defender a paz.

Em março, o papa provocou uma crise diplomática entre Kiev e o Vaticano depois de pedir à Ucrânia para "hastear a bandeira branca e negociar".

cmk/gab/lch/mab/zm/fp/aa