Quatro observadores da ONU ficaram feridos neste sábado (30) pela explosão de um obus no sul de Líbano, informou a organização à qual estão vinculados, em um contexto de hostilidades crescentes na fronteira israelense-libanesa entre Israel e o movimento xiita Hezbollah.

"Esta manhã, quatro observadores militares da UNTSO que patrulhavam a pé ao longo da Linha Azul", que marca a fronteira com Israel, "ficaram feridos depois que um obus explodiu próximo", informou a organização em comunicado.

O UNTSO (Organização da ONU para a Vigilância da Trégua) pediu a todas as partes "cessar as intensas trocas de disparos".

Esta organização, criada em 1948 após a primeira guerra árabe-israelense, é composta por observadores não armados e é diferente da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul), que tem cerca de 10.000 capacetes azuis destacados no sul do país árabe, na fronteira com Israel.

A agência de imprensa oficial libanesa ANI afirmou que "a aviação inimiga", em referência a Israel, havia bombardeado a região de Rmeish, onde ocorreu o incidente, e acrescentou que os disparos foram dirigidos contra a patrulha.

O primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, condenou o ocorrido, que classificou de "incidente perigoso", segundo um comunicado.

Por sua vez, o Exército israelense garantiu que, "ao contrário das informações na imprensa, o Exército não atacou um veículo da Finul na região de Rmeish".

Há quase seis meses, quando explodiu a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, as hostilidades entre o Exército israelense e o Hezbollah, aliado do movimento islamista palestino, são praticamente diárias na fronteira entre Israel e Líbano.

at-cbg/hme/es/eg/rpr