O fabricante chinês de automóveis BYD, líder mundial no setor elétrico, registrou um lucro recorde em 2023, apesar da guerra de preços na China, onde há uma forte demanda por estes veículos.

BYD ("Build Your Dreams", construa seus sonhos) alcançou no ano passado um lucro líquido de 30,04 bilhões de yuanes (4,16 bilhões de dólares ou 10,13 bilhões de reais na cotação da época), uma alta de 80,7% frente a 16,6 bilhões de yuanes em 2022, indicou o grupo em um comunicado.

No exercício 2022, o lucro líquido avançou em ritmo mais rápido (+445,8%).O faturamento do BYD em 2023 também aumentou em um ano (+42%) para 602,3 bilhões de yuanes.

BYD é o principal fabricante do setor elétrico na China e, no ano passado, se tornou líder mundial após superar o limite simbólico de cinco milhões de veículos híbridos e elétricos somados.

O grupo comercializa atualmente estes dois tipos de veículos em mais de cinquenta países, incluindo na Europa. Em dezembro, anunciou a construção de uma fábrica na Hungria.

China, principal emissor mundial de gases de efeito estufa, quer que até 2035, a maior parte das vendas de automóveis seja de elétricos ou híbridos.

O mercado chinês disparou neste setor, graças principalmente aos subsídios de compra, que no entanto, terminaram no final de 2022. 

Para manter o ritmo, em um contexto de desaceleração econômica, dezenas de fabricantes locais travam uma guerra de preços.

sbr/pta/es/mb/jc/aa