O jogador chileno Javier Altamirano, do Estudiantes de la Plata, foi diagnosticado com trombose, o que lhe provocou convulsões durante o jogo de domingo contra o Boca Juniors pela Copa da Liga argentina, informou seu clube na rede social X. 

"Após os exames realizados hoje, foi determinado que a causa da convulsão sofrida pelo jogador foi uma trombose do seio sagital superior (cérebro). Ele se encontra estável, com medicação adequada e à espera de novos exames. Ele permanecerá internado para controle evolutivo", diz o comunicado divulgado na segunda-feira. 

Por sua vez, o neurologista e conhecido jornalista Nelson Castro disse ao canal TN que o quadro de Altamirano "é uma patologia muito rara para um jovem sem histórico". 

"Esta é uma patologia de risco não só para a prática desportiva, mas para a vida", acrescentou Castro, embora negue que ela force o fim da carreira de Altamirano como jogador de futebol. 

O chileno sofreu uma descompensação aos 27 minutos da partida entre Estudiantes e Boca, em La Plata, o que levou à suspensão do jogo. 

O jogador de 24 anos foi atendido em campo e transferido para um hospital na cidade de La Plata (50 km ao sul de Buenos Aires). 

"Altamirano sofreu um episódio convulsivo. Está internado em observação e para realizar exames complementares. Foi realizada uma tomografia computadorizada que não resultou em imagens patológicas evidentes. Ele se encontra estável", dizia o primeiro boletim médico divulgado no mesmo domingo pelo Estudiantes de La Plata em sua conta no X. 

Antes desse diagnóstico, Altamirano estava "em observação na terapia intensiva", conforme disse o médico da instituição, Hugo Montenegro, à imprensa local. 

O atacante chegou ao Estudiantes em agosto do ano passado, depois que o clube argentino adquiriu metade de seu passe junto ao clube chileno Huachipato por US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões pela cotação atual), e em dezembro se sagrou campeão da Copa Argentina com 'El Pincha'.

O time de La Plata está no grupo C da Copa Libertadores, que tem o Grêmio como cabeça de chave, além de The Strongest (Bolívia) e Huachipato (Chile).

mry/lm/ma/aam/cb