O ex-vice-presidente de Donald Trump, Mike Pence, declarou nesta sexta-feira (15) que não apoiará o republicano em sua corrida presidencial por um segundo mandato na Casa Branca.

"Não deve ser surpresa que eu não vou apoiar Donald Trump este ano", disse Pence em uma entrevista à Fox News.

A mídia americana classificou o anúncio como uma "bomba explosiva", apesar de profundas divisões terem levado os dois políticos a seguirem caminhos separados desde que Trump deixou a Casa Branca. Na verdade, o apoio de Pence teria sido surpreendente.

A dupla se distanciou depois que Trump tentou pressionar Pence a ajudá-lo a reverter sua derrota nas eleições de 2020 contra Joe Biden, atacando repetidamente o vice-presidente nas redes sociais por não concordar com seus planos.

Após várias tentativas fracassadas de Trump e seus aliados de anular a eleição, o então presidente encorajou seus apoiadores a marchar até o Capitólio, onde, aos gritos de "Enforquem Mike Pence", vandalizaram o prédio.

Pence disse à Fox que Trump estava "articulando e seguindo uma agenda em desacordo com a agenda conservadora que conduzimos por quatro anos".

ft/nro/atm/mar/cjc/am