Pessoas aglomeradas perto de restaurante onde houve explosão que matou uma pessoa -  (crédito: GREG BAKER / AFP)

Pessoas aglomeradas perto de restaurante onde houve explosão que matou duas pessoas

crédito: GREG BAKER / AFP

Uma grande explosão supostamente provocada por um vazamento de gás em um restaurante do norte da China matou pelo menos duas pessoas e deixou 26 feridos nesta quarta-feira, informou a imprensa estatal.

 

O incidente aconteceu pouco antes de 8H00 (21H00 de Brasília, terça-feira) em uma zona residencial da cidade de Sanhe, na província de Hebei, a menos de 50 quilômetros do centro da capital da China, segundo o canal público CCTV.

 

 

A emissora confirmou o balanço de dois mortos e 26 feridos na explosão, aparentemente provocada por um vazamento de gás em um restaurante de frango frito.

 

"Ouvi um grande estrondo (...) que me deu um susto de morte", disse um vendedor do mercado local à AFP. "Depois, eu vi nuvens de fumaça preta", acrescentou.

 

 

Uma equipe da AFP observou a polícia desviando o trânsito na entrada do bairro em que ocorreu a explosão. A centenas de metros do edifício afetado, uma coluna de fumaça cinza também era observada.

 

Um vídeo do incidente publicado pela imprensa estatal mostra uma enorme explosão, que gera uma bola de fogo e uma nuvem de fumaça perto de uma avenida muito movimentada no horário.

 

Outro vídeo mostra o que parece ser um prédio completamente destruído após a detonação e vários carros destruídos.

 

Resgate 

 

A explosão destruiu as fachadas das lojas do lado oposto do edifício afetado, segundo imagens publicadas na plataforma de vídeos Douyin.

 

A responsável pela gravação disse à AFP que a explosão aconteceu a 200 metros de sua casa.

 

As equipes de resgate seguiram rapidamente para o local. Os bombeiros mobilizaram 36 veículos e 154 funcionários do serviço de emergência.

 

"O fogo foi controlado e estamos executando com urgência os trabalhos de resgate", anunciou o corpo de bombeiros.

 

Explosões, incêndios e outros acidentes fatais são frequentes na China devido aos baixos padrões de segurança.

 

A repetição dos acidentes nos últimos meses, muitas vezes causados pela negligência das autoridades, levou o presidente Xi Jinping a exigir uma "reflexão profunda" e mais esforços "para reduzir a frequência dos acidentes de segurança".

 

Em janeiro, dezenas de pessoas morreram em um incêndio em uma loja na cidade de Xinyu, região central do país.

 

A agência estatal de notícias Xinhua afirmou que as chamas foram provocadas pelo uso "ilegal" de fogo por parte dos funcionários no depósito do estabelecimento.

 

Há poucos dias, um incêndio na província central de Hanan matou 13 estudantes que dormiam em um internato.

 

Em novembro do ano passado, 26 pessoas morreram e dezenas foram hospitalizadas após um incêndio nos escritórios de uma empresa de carvão na província de Shanxi, na região norte do país.