Donald Trump e Joe Biden alcançarão matematicamente o status de candidatos nas eleições presidenciais de novembro se conseguirem, nesta terça-feira (12), os delegados necessários nas primárias que acontecem em vários estados, entre eles o da Geórgia.

O ex-presidente é o único republicano na corrida pela Casa Branca, após eliminar cerca de dez candidatos nos últimos meses. Sua última rival, Nikki Haley, desistiu em 6 de março.

No entanto, para ser designado como candidato oficial, o republicano precisa conquistar um certo número de delegados - representantes encarregados de nomeá-lo durante uma assembleia em meados de julho.

Do lado democrata, o processo de indicação é mais ou menos o mesmo, mas o presidente Joe Biden não enfrentou adversários de peso.

Trump e Biden devem superar o número de delegados necessários para garantir sua indicação hoje, quando quatro estados realizam primárias. Entre eles está a Geórgia, estado com o qual Trump mantém uma relação complicada.

- Geórgia -

O estado do sudeste, localizado na fronteira com a Flórida, costuma inclinar-se ao candidato republicano nas eleições presidenciais.

Os georgianos escolheram Trump em 2016, mas o abandonaram em 2020, votando em Joe Biden. A margem de votos entre eles foi pequena, menos de 12.000, e Donald Trump nunca reconheceu sua derrota.

Trump pressionou os funcionários eleitorais estaduais, pedindo por meio de um telefonema que "encontrassem" o número de votos que ele precisava para vencer. 

A conversa gravada tornou-se pública e as autoridades da Geórgia apresentaram uma denúncia, expondo Donald Trump a uma possível pena de prisão e à vexatória "foto de réu" capturada pela polícia da capital, Atlanta, que circulou pelo mundo.

- Citação em novembro -

Assim como em 2020, a Geórgia também pode ser decisiva nas eleições de novembro. O duelo anunciado é o mesmo: Donald Trump, 77 anos, contra Joe Biden, 81 anos, e a diferença é muito estreita, de acordo com as pesquisas.

Ambos fizeram comícios no estado no último sábado. Enfrentam-se em dois temas recorrentes: a idade de Biden e a migração.

Fortalecido por um discurso agressivo na semana passada perante o Congresso, Joe Biden viajou até Atlanta para mobilizar eleitores negros e latinos.

Trump intensificou seus ataques contra os migrantes que cruzam a fronteira com o México, alegando que "envenenam o sangue" do país.

Fiel ao seu estilo, o ex-presidente também zomba de Biden em seus comícios, imitando sua maneira de falar, às vezes gago, e de andar, um pouco rígida.

Os republicanos realizam primárias hoje em Geórgia, Mississippi, Havaí e Washington. Quanto aos democratas, Biden venceu nas Ilhas Marianas do Norte, controladas pelos Estados Unidos, e também há primárias em Geórgia, Mississippi, Washington e entre os residentes no exterior.

A Geórgia está entre os estados em que o voto pode se inclinar para um ou outro partido e que podem decidir o resultado das eleições, assim como Pensilvânia, Michigan, Arizona, Carolina do Norte, Wisconsin e Nevada.

cjc/eml/juf/erl/nn/ms/dd-lb/mvv