A polícia italiana anunciou nesta segunda-feira (11) que prendeu três palestinos suspeitos de "associação criminosa para fins terroristas" contra alvos não identificados.

Os três homens são suspeitos de planejar "ataques, incluindo missões suicidas, contra alvos civis e militares no exterior", segundo um comunicado da polícia, que não detalha quando foram feitas as prisões nem de qual país se trata.

A nota informou que Israel pediu a extradição de um dos três homens e que o tribunal de Aquila, onde foi detido no centro da Itália, está examinando o pedido.

O palestino, chamado Anan Yaeesh, está preso desde 29 de janeiro, depois que as autoridades israelenses solicitaram sua extradição, segundo seu advogado Flavio Rossi Albertini.

"Israel pediu sua extradição pela suposta participação de Anan, da Itália, a um grupo que atuava em um acampamento de refugiados de Tulkarem", na Cisjordânia ocupada, explicou Albertini, acrescentando que Yaeesh recorreu ao pedido de extradição.

Investigadores italianos acreditam que os três palestinos fazem parte de "uma estrutura militar operacional chamada 'Grupo de resposta rápida - Brigada Tulkarem", segundo o comunicado.

O grupo faz parte das "Brigadas dos Mártires de Al Aqsa", uma organização da União Europeia considerada "terrorista" desde 2023, segundo a mesma fonte.

ljm/ide/sag/mb/yr/aa