O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, viajará, nesta segunda-feira (11), à Jamaica para participar de uma reunião de emergência sobre a crise do Haiti, convocada pela Comunidade do Caribe (Caricom), informou o Departamento de Estado. 

Blinken debaterá sobre os esforços para "acelerar uma transição no Haiti através do estabelecimento de uma presidência colegiada, independente e de ampla base, assim como sobre o estabelecimento de uma missão multinacional que enfrenta a crise de segurança" desse país caribenho. 

Também foram convocados para a reunião desta segunda-feira na Jamaica delegados da França, Canadá e das Nações Unidas. 

Durante o fim de semana, os Estados Unidos iniciaram a evacuação de parte de seu corpo diplomático do Haiti, em meio a uma espiral de violência desencadeada por gangues armadas em Porto Príncipe que pedem a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry. 

A União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira que já evacuou todo seu pessoal do Haiti. 

Segundo os últimos relatos, o primeiro-ministro Ariel Henry está em Porto Rico. O político, no poder desde o assassinato em 2021 do presidente Jovenel Moise, deveria deixar o cargo em fevereiro, mas fez um acordo para compartilhar o poder com a oposição até que ocorram novas eleições. 

sct/des/nn/llu/dd/aa