Recuperando-se de uma cirurgia abdominal, a foto foi tirada pelo príncipe William, e não por um fotógrafo oficial -  (crédito: PRINCE OF WALES)

Recuperando-se de uma cirurgia abdominal, a foto foi tirada pelo príncipe William, e não por um fotógrafo oficial

crédito: PRINCE OF WALES

Seria uma imagem que acalmasse o público e acalmasse os rumores que circulam online sobre o futuro da Princesa de Gales. Mas não foi assim.

Mais uma vez, cada detalhe da foto que Catherine ( Kate Middleton ) e o Príncipe William revelam no domingo, Dia das Mães da Inglaterra, está sendo analisado.

Faltam partes do pulso e da manga da jaqueta da Princesa Charlotte? Ou o Príncipe Louis tem mais certeza? Essa árvore de pacotes deve ter folhas assim em meados de março?

A foto, que foi publicada para levantar questões sobre por que Catherine não estava sob os olhos do público, não pode ser vista.

Linguagem utilizada pelas agências de notícias, que retiram imagens dos seus canais de distribuição, extensão ou dramatização.

A Reuters emitiu um “aviso de exclusão” dizendo que seus clientes não publicariam fotos. A Associated Press (AP) enviou um e-mail de “apagão de fotos” acusando a fonte de “manipular” a imagem.

A BBC publicou a foto pela primeira vez às 12h de domingo, horário de Brasília.

Katy, sentada, com três crianças ao seu redor
PRÍNCIPE DE GALES
A versão completa da foto está agora sob exame mais aprofundado após os avisos de remoção enviados às agências de notícias.

Para postar uma nova foto ou o mais rápido possível, carregue a imagem usada como Palácio de Kensington em suas contas de mídia social.

A imagem também foi distribuída a toda a imprensa do Reino Unido através da agência PA Media. Esta é uma prática comum quando nós da BBC não filmamos um evento nem tiramos fotos de nós mesmos.

Mas dado que se trata da Família Real e de uma fotografia que seria vista por centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, porque não havia um fotógrafo profissional por trás da câmara?

 

Leia mais

 

Os eventos privados são muitas vezes cobertos por um fotógrafo convidado, que é um retratista conhecido ou membro da imprensa nacional, que deve distribuir as fotos para toda a imprensa porque são chamadas de “equipe real”.

No entanto, enquanto a Princesa de Gales se recupera de uma cirurgia, um grupo de pessoas em seu ambiente físico fica limitado a amigos próximos e familiares.

O que significa não usar um fotógrafo oficial?

Agora, o Príncipe William tirou uma foto de sua esposa e dois filhos – Príncipe George, Princesa Charlotte e Príncipe Louis.

Mas este é também o modus operandi regular da casa. Catherine, que gosta de fotografia, tirou fotos de seus filhos para comemorar seus aniversários, incluindo a Princesa Charlotte em maio passado, o Príncipe George em julho de 2022 e o Príncipe Louis em uma praia em Norfolk em abril de 2022.

No ano passado, para o 10º aniversário do Príncipe George, em julho, e para o aniversário do Príncipe Louis, em abril, foi uma nova tradição, e as fotos foram tiradas pela fotógrafa de retratos Millie Pilkington.

Príncipe William dirigindo
PA MÉDIO
Em janeiro, o Príncipe de Gales visitou a sua esposa no hospital em Londres enquanto ela se recuperava de uma cirurgia abdominal.

Mas antes de a foto de família tirada pelo Príncipe William ser publicada, ela foi revisada pela equipe de mídia social do Palácio de Kensington, que gerencia as contas online do Príncipe e da Princesa de Gales.

Pode muito bem ser que alguma edição tenha sido feita na foto original ou tenha resultado em inconsistências em sua aparência.

O que está acontecendo aqui não é que a foto seja falsa ou que a Princesa de Gales seja pior do que aparece na imagem. Esta parece ser uma estratégia de alto risco da equipe do Palácio de Kensington.

Quando você divulga uma foto, você está tentando diminuir a especulação no foco, e não aumentá-la.

Agora, a explicação mais óbvia é que alguma edição excessiva da imagem para prepará-la para publicação realmente lança dúvidas sobre a sua autenticidade.

Uma foto, descoberta para revelar conversas sobre a recuperação da Princesa de Gales, acabou alimentando novamente todos os rumores.