Um chefe do narcotráfico encarregado de enviar cocaína para as organizações criminosas europeias 'Ndrangheta e Mocro Maffia foi detido na Colômbia, em uma operação conjunta das autoridades colombianas e espanholas, informou a polícia da Espanha neste sábado (9).

O detido "é considerado o suposto responsável direto pelas operações do cartel (de Medelín) na Europa e elo do cartel com as organizações criminosas 'Ndrangheta e Mocro Maffia", indicou a Polícia Nacional em comunicado.

A 'Ndrangheta é a máfia calabresa e a Mocro Maffia é um grupo assim chamado pela origem marroquina de muitos de seus membros, que controla parte do comércio de cocaína na Europa através dos portos belga da Antuérpia e do neerlandês de Roterdã.

Preso em sua residência, "uma vila de luxo localizada em uma área rural isolada da região de Antioquia", o chefe tinha um mandado de prisão na Espanha por tráfico de drogas.

A polícia espanhola não forneceu mais detalhes, mas a imprensa colombiana indicou que se trata de Julio Andrés Murillo Figueroa, conhecido como H-1 ou El Zar, considerado o maior fornecedor de cocaína de Jonas Sture Falk, conhecido como o Pablo Escobar sueco.

O chefe, cuja "dificuldade física para caminhar e um problema respiratório de seu animal de estimação foram determinantes" para sua captura, foi detido na quinta-feira, explicou a polícia colombiana citada pela imprensa.

A polícia espanhola não detalhou por que o chefe estava sendo procurado na Espanha.

Este país é uma das principais rotas de entrada de drogas na Europa devido aos seus estreitos laços com a América do Sul, de onde vem a cocaína.

Em golpes recentes, as autoridades espanholas confiscaram em fevereiro oito toneladas de cocaína provenientes do Suriname e, em agosto, 9,5 toneladas de cocaína em um contêiner vindo do Equador, o maior carregamento dessa droga já confiscado na Espanha.

du/es/dd