Os legisladores americanos aprovaram nesta sexta-feira (8) à noite um pacote de financiamento de última hora para manter abertas várias agências governamentais que estão ficando sem liquidez e estavam ameaçadas de fechar neste fim de semana.

Este é um passo importante para a conclusão do orçamento federal de 2024 após meses de impasse em um Congresso profundamente dividido.

Com o relógio correndo para a meia-noite de sexta-feira, o Senado concordou em manter as luzes acesas até 30 de setembro, ao aprovar uma resolução que já havia avançado pela Câmara dos Representantes.

O pacote de US$ 460 bilhões (R$ 2,28 trilhões) obteve amplo apoio de ambos os partidos, embora tenha havido objeções de quase duas dezenas de republicanos que vinham retardando o acordo em uma disputa sobre cortes de gastos, juntamente com um democrata que votou contra o acordo.

O Congresso deveria ter aprovado os 12 projetos de lei anuais que compõem o orçamento federal há cinco meses, e sem a votação desta sexta-feira as luzes teriam se apagado em vários departamentos e agências neste fim de semana.

Mas o Senado evitou o "shutdown" com um acordo sobre os seis primeiros projetos de lei que permitem que os departamentos ou agências de agricultura, comércio, justiça, ciência, meio ambiente, habitação e transporte funcionem até o final do ano fiscal, em 30 de setembro.

Uma paralisação parcial durante o fim de semana teria colocado em perigo uma série de funções governamentais, como inspeções alimentares, benefícios para veteranos ou pesquisa científica. No entanto, as normas federais de financiamento permitem algumas horas de tolerância e um breve lapso não teria causado qualquer paralisação imediata.

ft/acb/atm/db/am