"Chegou a hora de suspender minha campanha", afirmou a ex-governadora da Carolina do Sul na manhã de ontem em sua terra natal

crédito: Sean Rayford/Getty Images via AFP

Nikki Haley confirmou sua saída da corrida pela nomeação republicana, deixando o caminho livre para Donald Trump. A ex-governadora da Carolina do Sul discursou na manhã de ontem de sua terra natal, após o massacre sofrido na Superterça, quando perdeu em 14 dos 15 estados que foram às urnas. “Chegou a hora de suspender minha campanha. Eu disse que desejava que os americanos tivessem suas vozes ouvidas. Eu fiz isso. Eu não tenho arrependimentos”, afirmou. A republicana parabenizou o ex-presidente por suas vitórias, mas não anunciou seu endosso a ele, algo que já havia sinalizado que faria. Citando a conservadora Margaret Thatcher, Haley disse que um sábio conselho da ex-primeira-ministra britânica é “não siga o bando”.


Embora minoritários no partido, os apoiadores de Haley são os que mais resistem ao empresário e podem fazer diferença em uma eleição apertada contra Joe Biden em novembro. “Agora cabe a Donald Trump conquistar os votos daqueles no nosso partido e além dele que não o apoiaram. E eu espero que ele faça isso”, disse. “O mais provável é que Donald Trump seja nomeado republicano quando a convenção do nosso partido se reunir em julho. Eu o parabenizo e desejo o melhor para ele. Eu desejo o melhor a qualquer um que possa ser o presidente da América”, afirmou.


A decisão de não apoiar imediatamente Trump a diferencia de Ron DeSantis, que endossou o empresário no mesmo discurso em que anunciou sua desistência. Nas declarações feitas ontem, Haley também enfatizou a necessidade de unir o partido e o país, e levantou suas bandeiras em política externa, uma prioridade para ela em toda campanha. A republicana disse que é um “imperativo moral” os EUA manterem seu apoio a aliados.


Haley era o último obstáculo para a nomeação de Trump no Partido Republicano. A desistência confirma uma nova disputa entre o ex-presidente e Joe Biden pela Casa Branca neste ano, embate rejeitado pela maioria dos americanos. O fracasso da candidatura da republicana, que tentou se vender como uma alternativa menos caótica e mais moderada a Trump, ilustra a transformação da base do partido desde a ascensão do empresário na última década.


Haley demonstrou força nas primárias entre os republicanos tradicionais, de maior renda e formação, e independentes. Embora tenha conquistado um apoio significativo nesse grupo, ele não foi suficiente para superar o engajamento da base de Trump, mais pobre e menos qualificada. Em New Hampshire, por exemplo, estado de perfil mais moderado, ela alcançou 43,2% dos votos, mas, ainda assim, ficou atrás do ex-presidente.


O pleito era um dos poucos em que analistas viam alguma chance de Haley vencer, e sua derrota foi um banho de água fria em que desejava uma alternativa a Trump. Dali em diante, foi ladeira abaixo para a ex-embaixadora dos EUA na ONU: ela perdeu para a opção “ninguém” na primária de Nevada, em que Trump não concorreu, e no estado da qual foi governadora, a Carolina do Sul, onde ficou 20 pontos atrás do empresário. Suas únicas vitórias foram entre o pequeno – e fora da curva – eleitorado republicano de Washington (Distrito de Colúmbia) e em Vermont. Ainda assim, foram históricas: ela se tornou a primeira mulher a vencer uma primária republicana na história.


Haley ganhou projeção com os debates entre os pré-candidatos republicanos no segundo semestre do ano passado, sobretudo em temas ligados à política externa. Seu bom desempenho atraiu eleitores e doadores, que passaram a apostar nela, e não mais em Ron DeSantis, como a melhor alternativa a Trump. No entanto, assim como o governador da Flórida, ela não conseguiu encontrar o equilíbrio tênue entre conquistar, ao mesmo tempo, críticos e parte dos apoiadores do empresário no partido.


A insistência da ex-governadora em seguir concorrendo irritou Trump, que a pressionava para desistir, afirmando que poderia estar gastando seus recursos na campanha contra Biden. As atenções da corrida agora se voltam para quem Trump escolherá como vice. A própria ex-governadora chegou a ser aventada, mas o fato de ter prolongado sua campanha teria irritado o empresário. Um conterrâneo de Haley, porém, vem sendo frequentemente citado: o senador Tim Scott, ele próprio um ex-candidato à nomeação do partido para a vaga na corrida presidencial. Conservador e negro, sua escolha é vista como uma forma de expandir o alcance de Trump.