Oito migrantes foram encontrados mortos no mar próximo ao Marrocos depois que o seu barco virou, informaram as autoridades locais nesta quarta-feira (28). 

Os migrantes, que saíram da região de Nador (norte), "tentavam atravessar o Mediterrâneo a bordo" de um barco que virou "devido às más condições meteorológicas", afirmaram as autoridades locais, citadas pela agência oficial de notícias marroquina MAP. 

Sua nacionalidade não foi especificada por enquanto. Outras nove pessoas foram resgatadas, segundo a mesma fonte, que detalhou que "a busca continua para encontrar pessoas desaparecidas" e que uma investigação foi iniciada.

Localizado no extremo noroeste da África, o Marrocos é um país de trânsito para muitos migrantes que procuram chegar à Europa e tentam chegar à Espanha a partir da costa atlântica ou mediterrânea. 

Cerca de 87 mil migrantes clandestinos foram interceptados em 2023, segundo o Exército marroquino. Do lado espanhol, 56.852 pessoas entraram ilegalmente no território em 2023, ou seja, quase o dobro (+82,1%) face a 2022, devido ao recorde de chegadas ao arquipélago das Canárias.

bur-isb/cgo/fka/cyj/eg/mb/aa/yr