Delegações da Armênia e Azerbaijão se reunirão a partir desta quarta-feira em Berlim para negociações de paz entre estes dois países do Cáucaso que se enfrentaram em duas guerras pelo território de Nagorno Karabakh, anunciou nesta segunda-feira(26) o Ministério armênio de Relações Exteriores.

"As delegações dos ministros das Relações Exteriores se reunirão em 28 e 29 de fevereiro em Berlim, segundo o acordo concluído em uma reunião trilateral em Munique", indicou no Facebook a porta-voz da diplomacia armênia, Ani Badalyan.

Em 17 de fevereiro, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, e o presidente azerbaijano, Ilham Aliyev, concordaram em continuar as negociações entre os dois países, em um encontro bilateral na Alemanha.

Nagorno Karabakh, de maioria armênia, proclamou sua independência em 1991 após a queda da União Soviética. Desde então, tem sido disputado entre Azerbaijão e os separatistas armênios e foi palco de duas guerras: uma entre 1988 e 1994 e outra em 2020, vencida pelo Azerbaijão.

Nestes últimos meses, várias rodadas de negociações ocorreram entre os dois países, mas sem resultados.

A situação continua instável e regularmente há incidentes armados. Armênia e Azerbaijão se acusam reciprocamente de disparos na fronteira.

Desde que Baku retomou o controle de Nagorno Karabakh em setembro de 2023, Yerevan suspeita que o Azerbaijão quer controlar outros territórios.

bur-led/bur/es/mb/jc/aa