O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anuncia a renúncia do seu governo -  (crédito: Zain JAAFAR / AFP)

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anuncia a renúncia do seu governo

crédito: Zain JAAFAR / AFP

O governo da Autoridade Palestina renunciou ao cargo nesta segunda-feira (26/2). O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, apresentou uma declaração em que diz que a "decisão de renunciar veio à luz da escalada sem precedentes na Cisjordânia e em Jerusalém e da guerra, do genocídio e da fome na Faixa de Gaza”, disse Shtayyeh,

Ele ainda afirmou que a próxima fase de Gaza “exigirá novos acordos governamentais e políticos que tenham em conta a realidade emergente na Faixa de Gaza, as conversações de unidade nacional e a necessidade urgente de um consenso interpalestiniano”. 

Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro, entre Israel e o movimento extremistas Hamas, o presidente Mahmud Abbas, de 88 anos, tem sido muito criticado por sua "impotência" diante dos bombardeios israelenses na Faixa e do aumento da violência na Cisjordânia ocupada.

A autoridade palestina exerce um poder limitado na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967. Já o Hamas governa a Faixa de Gaza desde 2007. O pedido de demissão ocorre depois de pressão, principalmente dos Estados Unidos, para uma reforma da Autoridade Palestina. 

*Com informações da AFP