A Polícia Federal investiga uma "tentativa de invasão", realizada neste sábado (24) por um indivíduo a bordo de um carro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, informou a PF em um comunicado.

As autoridades tentam determinar "as circunstâncias envolvendo a tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada por um indivíduo conduzindo um automóvel", diz a nota da Polícia Federal.

O incidente ocorreu na madrugada deste sábado, informou a força policial, que tomou "medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa" de invasão.

A assessoria de imprensa da Presidência não respondeu imediatamente às consultas da AFP.

Segundo o site Metrópoles, que revelou a informação em primeira mão, o presidente estava no Palácio da Alvorada quando ocorreram os fatos. Ele tinha voltado à noite de um evento no Rio de Janeiro.

Segundo o Metrópoles, um carro preto se dirigiu à residência oficial na capital federal pouco antes das 05H45.

O motorista desobedeceu a ordem de parar dos guardas e continuou avançando até furar os pneus em um dispositivo de segurança com dispositivos de perfuração metálicos, acrescentou o site.

Ainda de acordo com o veículo, na tentativa de deter o motorista, um segurança atirou duas vezes contra o carro.

A Polícia aguarda a comunicação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para avançar nas investigações em detalhe sobre o ocorrido. 

mls/db/mvv/dd