David Marjot -  (crédito: Reprodução/Kingston University)

David Marjot

crédito: Reprodução/Kingston University

Correio Braziliense - Um médico de 95 anos concluiu o mestrado em filosofia europeia moderna e se tornou a pessoa mais velha a se formar na Kingston University, em Londres. David Marjot é formado em medicina desde 1952 e se especializou em psiquiatria. Ele decidiu voltar ao mundo acadêmico para buscar na filosofia um novo jeito de entender seus pacientes e o mundo.

 

 

David conta que voltar a estudar após 60 anos foi um "grande desafio". “Eu tinha um status parecido com o dos meus professores, além de ser mais velho que vários, mas estava estudando e indo atrás de um diploma não para avançar na carreira, mas sim aprender mais sobre o mundo.”

 

Médico psiquiatra aposentado, David queria entender mais sobre a modernidade, e como isso poderia mudar a profissão dele. “Como psiquiatra aposentado, senti que minha especialidade havia perdido o rumo. Algumas das respostas pareciam exigir uma compreensão séria e especializada de pelo menos alguns tópicos da filosofia, por isso voltei a estudar”, avaliou o mestre. “Tem ajudado muito meu raciocínio”, acrescentou.

 

Como aposentado, a medicina não se faz mais tão presente no dia a dia de David, nem isso não o fez parar de se aprimorar. “Mesmo que a formação acadêmica não esclarece minha prática pessoal de psiquiatria, tem ajudado a me livrar de alguns sérios mal-entendidos populares e dos ataques de pessoas das ciências psicológicas e sociais sobre a psiquiatria”, comenta.

 

A formatura não marcará o término da carreira acadêmica de David, o próximo passo é publicar um livro sobre a pesquisa do mestrado. “Foi um alívio e um prazer muito grande ter a oportunidade de aprender com professores muito conhecidos e competentes, sem a pressão dos resultados dos exames.”

 

“Em minha formatura, fiquei muito emocionado ao ver todos aqueles jovens que também haviam obtido seu diploma e esperava que minha geração não tenha deixado para eles um mundo danificado”. Acompanhado pelo filho e pelo genro, David foi aplaudido de pé por todos os presentes.