Uma das redes "mais importantes" de tráfico de migrantes que organizava travessias no Canal do Mancha foi desmantelada, na quarta-feira (21), graças a uma ampla operação internacional, anunciou a Europol nesta quinta-feira.

Foram detidas 19 pessoas na Alemanha nessa operação com participação de autoridades francesas, belgas e alemãs, indicou a agência de polícia da União Europeia (UE) em um comunicado.

A investigação, que durou um ano e meio, centrou-se em "uma rede iraquiana-curda suspeita de transportar da França para o Reino Unido migrantes irregulares do Oriente Médio e da África Oriental", disse a Europol.

Essa rede cobrava "entre 1.000 e 3.000 euros" (R$ 5.345 a R$ 16.035, no câmbio atual) por uma vaga a bordo de "botes infláveis de má qualidade".

O tráfico ilícito de migrantes por meio de pequenas embarcações "não parou de aumentar desde 2019, e se tornou em 2021 no modus operandi mais utilizado [...] da União Europeia para o Reino Unido, superando o tráfico por caminhões", segundo a Europol.

bur-jcp/cvo/mr/meb/mb/ic/aa