Vendedores afegãos removem neve do lado de fora de uma loja após nevar no distrito de Paghman, nos arredores de Cabul
       -  (crédito: Wakil KOHSAR / AFP)

Vendedores afegãos removem neve do lado de fora de uma loja após nevar no distrito de Paghman, nos arredores de Cabul

crédito: Wakil KOHSAR / AFP

Ao menos 25 pessoas morreram e oito ficaram feridas em um deslizamento de rochas provocado pelas fortes nevascas que afetam o nordeste do Afeganistão, anunciou nesta segunda-feira (19) o Ministério de Gestão de Desastres.

O deslizamento aconteceu no domingo à noite e destruiu a localidade de Nakre, no vale de Tatin, na província de Nuristan, com as casas atingidas por rochas e neve.

"Como consequência do deslizamento das rochas, 25 pessoas morreram e oito ficaram feridas", afirmou o porta-voz do ministério, Janan Sayeq, em um vídeo enviado à imprensa.

Ele disse ainda que o número de vítimas pode aumentar.

Quase 20 casas foram destruídas ou sofreram danos significativos, informou Jamiullah Hashimi, secretário de Informação e Cultura da província, que faz fronteira com o Paquistão.

"Ainda está nevando. Os serviços de resgate estão a caminho", completou.

"Devido às nuvens e à chuva, o helicóptero não pode pousar em Nuristan", disse Mohammad Nabi Adel, diretor de obras públicas da província.

A chegada da neve neste ano aconteceu com atraso em grande parte do Afeganistão, país habituado a invernos rigorosos e que enfrenta o terceiro ano de seca.

O nível excepcionalmente baixo das chuvas em um país que depende em grande medida da agricultura forçou muitos agricultores a adiar o plantio.

O Afeganistão é um dos países mais pobres do mundo, devastado por décadas de guerra, vítima de catástrofes naturais e vulnerável a fenômenos meteorológicos extremos vinculados à mudança climática.

O financiamento destinado ao Afeganistão, que recebeu ajuda humanitária abundante após a invasão do país liderada pelos Estados Unidos, desabou desde que os talibãs retornaram ao poder em 2021, em parte devido às muitas restrições que impuseram às mulheres.

str-sw/cyb/lch/zm/an/hgs/zm/fp