A União Europeia condenou nesta quinta-feira (15) a demolição, por parte de Israel, da casa de um ativista palestino em Jerusalém Oriental, um gesto que classificou como uma violação do direito internacional que prejudica as esperanças de paz.

Fakhri Abu Diab, um ativista contra as demolições de casas palestinas, disse que dezenas de funcionários israelenses derrubaram sua casa na quarta-feira, localizada perto da Cidade Velha de Jerusalém.

"A União Europeia condena a demolição da casa do líder comunitário Fakhri Abu Diab em Jerusalém Oriental, onde sua família havia residido por gerações", disse uma porta-voz do chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell.

Esses atos, acrescentou, "violam o direito internacional humanitário e minam os esforços para promover a paz e a segurança duradouras, que tanto os palestinos quanto os israelenses merecem".

"Instamos Israel a parar de demolir casas palestinas, mesmo nesta área sensível adjacente à Cidade Velha", disse a porta-voz.

Os Estados Unidos também condenaram a demolição, dizendo que tais atos "prejudicam a posição de Israel no mundo".

Abu Diab disse que a demolição de sua casa era "um ato de vingança" e "parte da campanha dos israelenses contra os palestinos de Jerusalém que só cresceu" desde o ataque do grupo islamista Hamas em 7 de outubro.

ahg/mb/dd/aa