O rei Charles III, de 75 anos, continua nesta quarta-feira (7) seu tratamento contra um câncer, enquanto o seu filho mais velho, William, herdeiro da coroa britânica, retoma suas funções após a operação abdominal de sua esposa, Catherine de Gales. 

William, de 41 anos, participará de uma cerimônia de posse no Castelo de Windsor e de um evento beneficente em Londres, em prol da London Air Ambulance, anunciou uma fonte oficial. 

Kate, de 42 anos, foi hospitalizada no dia 16 de janeiro para se submeter a uma misteriosa cirurgia abdominal e, desde então, o príncipe de Gales desmarcou sua agenda para acompanhar a esposa.

Seu pai, Charles III, passou por uma cirurgia para tratar um hipertrofia "benigna" de próstata em 26 de janeiro, e agora enfrenta um câncer sobre o qual não há detalhes conhecidos, descoberto durante sua internação.

William estará no centro das atenções enquanto seu pai e sua esposa estiverem convalescentes, o primeiro por tempo indeterminado enquanto estiver em tratamento contra o câncer, e a segunda pelo menos até 31 de março, segundo seus médicos. 

Enquanto o príncipe herdeiro acompanhava a esposa, a rainha Camilla, de 76 anos, representava publicamente uma monarquia britânica que enfrenta problemas de saúde há vários dias. 

O retorno de William às funções reais coincide com a chegada ao Reino Unido do seu irmão mais novo, o príncipe Harry, que viajou dos Estados Unidos, onde vive com a esposa Meghan Markle e os dois filhos, para visitar o pai. 

Harry, de 39 anos, que mudou-se para a Califórnia com Meghan em 2020, denunciando, entre outras coisas, a pressão insuportável da imprensa sensacionalista britânica, desde então mantém relações tensas com o irmão e o pai.

Porém, assim que pousou em Londres procedente de Los Angeles na terça-feira foi visitar o rei.

- Encontro Charles-Harry -

Pai e filho se encontraram por 30 minutos na residência londrina de Clarence House, e agora o público britânico se pergunta se os dois irmãos se encontrarão, apesar de seu relacionamento distante. 

"Fontes próximas ao príncipe William deixaram claro que ele não se encontraria com o irmão. Acredita-se que eles não se falam há mais de um ano e William não está disposto a abrir uma porta para o irmão", indicou o jornal The Times. 

"Uma fonte do palácio disse que os irmãos não se viram e que não havia intenção de que isso acontecesse, pelo menos por parte de William. A fonte acrescentou que 'não há plano, nada na agenda'", explicou o jornal. 

William é o membro da família real mais popular entre a opinião pública britânica, segundo as pesquisas, que colocam o rei Charles III em sexto lugar.

Agora ele deve suportar a pressão de ser o centro das atenções pelas próximas semanas ou meses, enquanto durar o tratamento de seu pai. 

Em uma entrevista ao canal de televisão ITV, Paul Burrell, que foi mordomo da falecida rainha Elizabeth II, observou que o peso sobre os ombros de William, neste momento, é grande. 

"Há muita pressão sobre William. Seu pai está doente, sua esposa está doente e seu irmão está afastado", disse Burrell.

psr/acc/jc/fp