Imagem aérea mostra tamanho da região atingida pelo deslizamento -  (crédito: Renante Naparan / AFPTV / AFP)

Imagem aérea mostra tamanho da região atingida pelo deslizamento

crédito: Renante Naparan / AFPTV / AFP

Ao menos cinco pessoas morreram e 31 ficaram feridas em um deslizamento de terra que soterrou dois ônibus e várias casas em uma região montanhosa no sul das Filipinas, informaram as autoridades locais.

A tragédia aconteceu na terça-feira à noite na província de Davao de Oro, na ilha Mindanao, afirmou à AFP o secretário provincial para a gestão de desastres, Edward Macapili.

O deslizamento de terra deixou pelo menos 20 pessoas bloqueadas na lama em dois ônibus utilizados pelos funcionários de uma mina.

Os veículos transportavam ao menos 28 pessoas, mas oito conseguiram escapar ilesas pelas janelas antes que avalanche de lama atingisse os ônibus, disse Macapili.

Os ônibus estavam diante da mina de ouro da empresa filipina Apex Mining na localidade de Masara.

As equipes de emergência recuperaram cinco cadáveres na lama, segundo o secretário provincial, que não explicou se as vítimas eram pessoas que estavam nos ônibus.

Trinta e um moradores da localidade ficaram feridos, dois deles em estado grave.

A ilha filipina de Mindanao foi afetada por chuvas intensas nas últimas semanas, o que levou dezenas de milhares de moradores a procurar refúgio em abrigos de emergência.

A localidade de Masara, no entanto, não tinha indícios de deslizamentos porque "as chuvas pararam na quinta-feira", afirmou Macapili, que destacou que após a tragédia foi percebido um terremoto na área.

Os deslizamentos de terra são frequentes neste arquipélago do sudeste asiático devido a seu terreno acidentado, chuvas fortes e desmatamento generalizado.

cgm/amj/cwl/dbh/acc/fp