A atriz americana Sigourney Weaver, três vezes indicada ao Oscar e que já venceu o BAFTA e o Globo de Ouro, receberá o prêmio Goya internacional pelo conjunto de sua carreira, anunciou a Academia Espanhola de Cinema.

A intérprete de 74 anos, uma das "mais queridas dos palcos e das telas em nível mundial", receberá o prêmio no sábado (10), durante a cerimônia de premiação do cinema espanhol, que este ano acontecerá em Valladolid, afirma um comunicado da instituição.

Este é o terceiro ano em que o prêmio será entregue: as duas primeiras edições foram atribuídas a Cate Blanchett e Juliette Binoche.

Weaver merece por "sua impressionante trajetória repleta de filmes inesquecíveis e nos inspirando ao criar personagens femininas independentes, complexas e fortes (...) que vão da tenente Ripley em 'Alien' até Dian Fossey em 'Nas Montanhas dos Gorilas'", destaca o comunicado.

Ao longo de quatro décadas de carreira, Weaver atuou em dezenas de filmes, de sucessos de bilheteria, como "Avatar" e "Os Caça-Fantasmas", a dramas como "O Ano em que Vivemos em Perigo" e "Tempestade de Gelo", pelo qual ganhou o Bafta. Com a comédia "Uma Secretária de Futuro", conquistou o Globo de Ouro.

Weaver, que nasceu em Nova York em 1949, venceu outro Globo de Ouro por interpretação da zoóloga Dian Fossey em "Nas Montanhas dos Gorilas".

A atriz, que trabalhou com cineastas consagrados como Woody Allen, Ridley Scott, James Cameron, Roman Polanski e David Fincher, recebeu o prêmio honorário Donostia do Festival de San Sebastián em 2016.

du/CHZ/es/fp/tt