O presidente senegalês, Macky Sall, anunciou neste sábado (3) o adiamento por tempo indeterminado da eleição presidencial marcada para 25 de fevereiro, poucas horas antes do início da campanha eleitoral. 

Em um discurso à Nação, Sall anunciou que revogou um decreto anterior que estabelecia a eleição presidencial para 25 de fevereiro, enquanto uma comissão parlamentar investiga dois juízes do Conselho Constitucional, cuja integridade no processo eleitoral foi questionada. 

"Vou iniciar um diálogo nacional aberto, a fim de criar as condições para eleições livres, transparentes e inclusivas", disse Sall em seu discurso, sem informar uma data específica. 

Este anúncio surge poucas horas antes do início, à meia-noite de hoje, da campanha eleitoral. Há 20 candidatos na disputa. 

É a primeira vez desde 1963 que uma eleição presidencial é adiada nesse país da África Ocidental. 

Em novembro de 2023, o presidente Sall marcou as eleições para 25 de fevereiro. Prometeu, em diferentes ocasiões, entregar o poder ao presidente eleito no início de abril. 

Eleito em 2012 para um mandato de sete anos e reeleito em 2019, para um de cinco, Sall anunciou em julho de 2023 que não se apresentava como candidato. 

Em setembro, nomeou o primeiro-ministro Amadou Ba, uma liderança do partido da situação, como seu sucessor.

mrb/mm/bc/eg/tt