A dupla holandesa Viktor & Rolf passou a tesoura em seus próprios vestidos de alta-costura em um desfile irônico e provocativo, nesta quarta-feira (24), em Paris.

Há mais de duas décadas, Viktor Horsting e Rolf Snoeren questionam os princípios da alta-costura com modelos de corte impecável e estilo clássico, mas sempre com um aceno ao inusitado.

Para esta coleção de primavera/verão, eles levaram às passarelas quatro versões diferentes de um mesmo vestido: o modelo inicial, sempre em preto, é a versão "plena", e os outros três são cortados e esburacados sem dó.

"É um símbolo do nosso amor pela alta-costura e também da nossa irreverência", explicou Viktor Horsting a jornalistas.

Na passarela, viu-se uma profusão de tules e gases esvoaçantes em saias godê ou plissadas, que às vezes sobem até o busto, fechadas com laços.

"Sempre de preto, que realça a silhueta", acrescentou Rolf Snoeren.

Logo em seguida começa a desconstrução: a modelo número dois exibe no vestido buracos que revelam o corselete de cor creme logo abaixo ou as meias. A modelo seguinte ostenta um corte vertical de cima abaixo, como se tivessem lhe arrancado o vestido.

A última mostra falsos farrapos do vestido, já que todos os cortes "foram escolhidos e costurados à mão", afirmou seu cúmplice, Viktor.

Os vestidos são acinturados, marcando a silhueta, e os sapatos são de salto alto.

Há decotes para todos os gostos: tipo coração, reto ou sem alças.

As gases são repletas de pedraria e bordados e, como música de fundo, ouve-se o ruído persistente de tesouradas.

jz/es/mvv/dd