O cineasta Christopher Nolan e a atriz e diretora Agnès Jaoui receberão, respectivamente, um César honorário por suas carreiras na 49ª cerimônia de entrega do prestigioso prêmio do cinema francês, em 23 de fevereiro, em Paris, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira (19). 

O americano-britânico Christopher Nolan, de 53 anos, conseguiu cativar o grande público sem abrir mão das demandas artísticas, de "Dunkirk" a "Interestelar", passando por "A Origem". 

"A sua mais recente obra-prima, ‘Oppenheimer’, um verdadeiro fenômeno global, foi aclamada pela crítica e pelo público pela sua estética visual revolucionária", afirmou a Academia do César, que entrega estes prêmios do cinema todos os anos.

Agnès Jaoui, uma "artista completa" com quarenta anos de carreira, dirigiu cinco longas-metragens, incluindo "O Gosto dos Outros" (2000), e interpretou cerca de cinquenta papéis na tela, incluindo "Odeio te Amar" (1996), uma das comédias francesas de maior sucesso, além de seu trabalho teatral. 

"Foi no teatro, em 1987, que a sua carreira realmente decolou e ficou marcada para sempre: lá ela conheceu Jean-Pierre Bacri. Ocorreu uma verdadeira fusão criativa entre eles, dando origem a inúmeras obras e filmes de sucesso", observou a Academia do César em outra declaração. 

Eles foram um dos casais mais famosos do cinema e eram próximos até a morte de Bacri, em 2021.

Agnès Jaoui é "a artista feminina mais premiada no César, com seis estatuetas", destaca o comunicado. 

As indicações ao César serão anunciadas na próxima quarta-feira. O filme "Anatomia de uma Queda", que ganhou a Palma de Ouro em maio no Festival de Cannes (sudeste da França), é o favorito. 

Os membros da Academia terão um mês para votar antes da cerimônia, que será realizada na sala Olympia, em Paris, no dia 23 de fevereiro. 

Será também o batismo de fogo da nova ministra da Cultura francesa, Rachida Dati.

fbe/mch/jz/jvb/aa/mvv