Uma violenta disputa por terras envolvendo membros das comunidades paraguaia, peruana e boliviana de um populoso subúrbio a oeste de Buenos Aires deixou cinco mortos e seis feridos, informaram fontes judiciais nesta segunda-feira (15).

O episódio ocorreu no domingo, durante uma assembleia de famílias convocada para discutir a venda e distribuição de terras ocupadas ilegalmente em González Catán, a 35 km da capital.

O Ministério Público ordenou diversas operações na madrugada desta segunda-feira para prender os três supostos autores dos disparos, de origem paraguaia, segundo a agência estatal Télam.

As vítimas são quatro homens, entre 23 e 29 anos, e um adolescente de 16 anos.

Testemunhas relataram à imprensa que várias mães conseguiram retirar crianças que acompanhavam suas famílias, muitas originárias de Peru e Bolívia, antes do início do disparos, inicialmente para o alto e depois, contra pessoas.

Manuel Adorni, porta-voz do presidente argentino de extrema direita, Javier Milei, descreveu o episódio como "doloroso e lamentável".

González Catán, localizada no município de La Matanza, é a cidade mais populosa da Grande Buenos Aires, com 1,83 milhão de habitantes. 

edm/lm/llu/yr/mvv