A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern se casou com seu parceiro de longa data, depois de o casal ter tido de cancelar uma cerimônia planeada para 2022, devido à pandemia da covid-19. 

Ardern, de 43 anos, casou-se com o apresentador de um programa de televisão sobre pesca Carke Gayford, de 47, no sábado (13), em uma cerimônia simples na região vinícola neozelandesa de Hawke's Bay. 

Após sua renúncia ao governo em janeiro do ano passado, Ardern disse aos repórteres que "finalmente" esperava se casar com seu companheiro. 

Seu governo foi elogiado internacionalmente por sua gestão da pandemia, embora as restrições tenham atingido sua popularidade na Nova Zelândia nos meses anteriores à sua renúncia. 

A celebrada líder progressista enfrentou desastres naturais, a pandemia do coronavírus e o massacre da mesquita de Christchurch em 2019. 

Foi capa da revista Time em 2020 e elogiada por levar sua filha Neve, então bebê, para o plenário da ONU durante a Assembleia Geral. 

Sua popularidade começou a cair no final de seu segundo mandato, devido à deterioração da economia e às críticas às restrições pela covid-19.

sft/dgi/mca/mas/mel/tt