Internacional

Sete opositores detidos nas vésperas das eleições legislativas em Bangladesh

Publicidade
Carregando...

Sete opositores acusados de sabotagem após um incêndio mortal em um trem foram detidos neste sábado (6) em Bangladesh, anunciou a polícia, nas vésperas das eleições legislativas boicotadas pela oposição. 

Pelo menos quatro vagões do trem Benapone Express, que liga a cidade ocidental de Jessore (oeste) à capital Daca, pegaram fogo na sexta-feira, deixando pelo menos quatro mortos e causando o caos. 

Desde o ano passado houve vários incêndios na rede ferroviária, "atos de sabotagem mortais", segundo a polícia, que acusa o principal partido da oposição, o Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP). 

Neste sábado, Nabiullah Nabi, chefe do BNP em Daca, e seis outros ativistas do partido foram detidos na capital, disse à AFP o porta-voz da polícia Faruk Hossain, acusando Nabi de "financiar e instigar o ataque" contra o trem de sexta-feira. 

O BNP nega qualquer envolvimento e acusa as autoridades de fomentar estes incêndios para que possam acusá-lo.

A polícia anunciou inicialmente na sexta-feira um número de cinco mortos após o incêndio, mas o balanço foi revisado para quatro mortes. Oito pessoas também ficaram gravemente feridas, disse Samanta Lal Sen, do hospital de Daca.

Dezenas de partidos da oposição decidiram boicotar a votação de domingo, por acreditarem que não seria livre nem honesta.

Temem também uma repetição das irregularidades das eleições anteriores, vencidas pela primeira-ministra Cheikh Hasina, de 76 anos, no cargo desde 2009, e que, segundo os especialistas, tem a garantia de conquistar um quinto mandato.

sa/gle/dva/emd/cr/msr/meb/aa

Tópicos relacionados:

acidente bangladesh eleicoes incendio politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay