Combatentes paramilitares Forças de Mobilização Popular do Iraque em comboio durante o funeral de Hassan Hammadi al-Amiri, um membro morto do grupo Kataeb Hezbollah -  (crédito: AHMAD AL-RUBAYE / AFP)

Combatentes paramilitares Forças de Mobilização Popular do Iraque em comboio durante o funeral de Hassan Hammadi al-Amiri, um membro morto do grupo Kataeb Hezbollah

crédito: AHMAD AL-RUBAYE / AFP

Autoridades turcas anunciaram nesta sexta-feira (29) a detenção de 32 suspeitos de fazerem parte do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e preparar ataques contra sinagogas, igrejas e a embaixada do Iraque. 

Segundo uma fonte de segurança turca, estas pessoas foram detidas em operações das forças de ordem e dos serviços de inteligência em nove cidades, entre elas, Istambul e Ancara. 

"Dois dos suspeitos (...) foram observar sinagogas e igrejas", afirmou a fonte. Mencionou ainda que um terceiro homem planejava um ataque contra a embaixada iraquiana. 

Segundo esta fonte, os três suspeitos são membros importantes do grupo jihadista. 

A polícia turca anunciou na semana passada uma grande operação em 32 cidades do país e a prisão de mais de 300 pessoas por supostos vínculos com o EI.