O ex-técnico do Galatasaray, o turco Fatih Terim, vai comandar o Panathinaikos, anunciou o clube grego nesta terça-feira (26).

"O melhor treinador turco assume imediatamente a equipe", anunciou o time ateniense, que ocupa o segundo lugar no Campeonato Grego, atrás do PAOK Salônica, e não é campeão há 13 anos. 

Segundo a imprensa turca, Terim, apelidado de 'Imperador' por ter conquistado 16 títulos com o Galatasaray, vai assinar por um ano e meio. 

Aos 70 anos, ele não treinava havia quase dois anos e deixou o clube de Istambul em janeiro de 2022, após uma temporada decepcionante. Foi a sua quarta passagem pelo Galatasaray desde 1996.

Terim torna-se assim o primeiro treinador turco a assumir o comando de um clube de futebol grego, poucas semanas após a reunião de reconciliação entre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis. 

No basquete, o Panathinaikos já é treinado por um turco, Engin Ataman, desde abril. 

À frente dos 'Leões' de Istambul, Fatih Terim venceu oito vezes o Campeonato Turco e, principalmente, conquistou a Copa da Uefa ao derrotar o Arsenal na final em 2000, o único título europeu vencido por uma equipe turca. 

Terim também teve três passagens pela seleção turca (1993-1996, 2005-2009 e 2013-2017). 

O técnico também é conhecido na Itália, onde comandou Fiorentina e Milan no início dos anos 2000.

bur-ach/fbx/aam/cb