O dono da rede social X, Elon Musk, rejeitou nesta quarta-feira (20) qualquer responsabilidade pela recente invasão da conta na plataforma da primeira-dama brasileira, Rosângela "Janja" Lula da Silva, que, por sua vez, acusou o bilionário de tentar "minimizar" o ocorrido.

A conta no X de Janja foi invadida em 11 de dezembro, com insultos e mensagens "machistas", conforme denunciou.

A socióloga, de 57 anos, disse na terça-feira que pretendia "processar" a empresa e responsabilizá-la por reagir com lentidão, ao participar da transmissão semanal ao vivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Musk respondeu nesta quarta-feira a uma notícia sobre a reação de Janja: "não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade", escreveu na plataforma que controla desde 2022.

O bilionário referia-se a uma investigação da Polícia Federal, que resultou na detenção do suposto invasor: um jovem de 17 anos de Brasília que, segundo relataram veículos locais com base em relatórios policiais, afirmou ter obtido os dados da primeira-dama na internet.

Segundo Janja, isso não se deveu ao fato de alguém "adivinhar" a senha, como indicou Musk, mas à falta de proteção de dados na rede social, afirmou em um comunicado divulgado após a postagem do magnata.

Musk "minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias", acrescentou Janja.

Ela disse que a plataforma deveria "agir o mais rápido possível quando um crime é cometido" e reclamou que as plataformas "seguem lucrando e enriquecendo seus donos em cima do discurso de ódio às mulheres".

Segundo Janja, o X demorou "mais de uma hora e meia" para bloquear o acesso ao hacker.

A primeira-dama, a quem Lula definiu como uma "agente política" que contribui no governo, denunciou o ocorrido como um ato de misoginia e prometeu continuar "lutando pela responsabilização das plataformas".

mls/ag/am