A ex-primeira-dama dos Estados Unidos Melania Trump surpreendeu, nesta sexta-feira (15), fazendo um discurso para dar as boas vindas a quem recebeu cidadania americana, quando até então estava ausente da campanha eleitoral de seu marido. 

A esposa do ex-presidente Donald Trump, favorito nas primárias republicanas, foi convidada para uma cerimônia de naturalização de 25 migrantes. 

Sua intervenção surpreendeu por vários motivos. Primeiro por ter escolhido esse ato, apesar de seu marido defender uma política de linha dura contra os migrantes e, segundo, porque ocorreu na sede dos Arquivos Nacionais em Washington. 

Donald Trump é acusado de não entregar documentos confidenciais de sua presidência a essa instituição, encarregada de preservá-los. 

A ex-modelo de 53 anos, nascida na Eslovênia e nacionalizada americana em 2006, aparece em público em raras ocasiões. 

No mês passado, participou do funeral da ex-primeira-dama Rosalynn Carter, mas tem estado praticamente ausente dos principais atos de campanha de seu marido e não o acompanha em suas aparições ante os tribunais. 

Em um comunicado em que anunciava sua participação na cerimônia, Melania Trump disse que, como cidadã naturalizada, esperava "contar sua história e fazer parte dessa ocasião transcendental para esses novos cidadãos americanos". 

bgs-aue/seb/erl/db/dd