Vanessa Carvalho/Brasil Photo Press/Folhapress
       -  (crédito: Vanessa Carvalho/Brasil Photo Press/Folhapress)

Vanessa Carvalho/Brasil Photo Press/Folhapress

crédito: Vanessa Carvalho/Brasil Photo Press/Folhapress

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou na manhã desta sexta-feira (10) que não é possível afirmar quando os brasileiros deixarão a Faixa de Gaza, mesmo que eles já tenham obtido autorização das autoridades para fazê-lo. "A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando", afirmou o chanceler a jornalistas no Palácio do Planalto.

O grupo de 34 pessoas, entre brasileiros e seus familiares, esperava deixar nesta sexta-feira o território palestino, mas foi prejudicado por um novo fechamento da fronteira com o Egito. Eles foram incluídos na lista de pessoas autorizadas a sair pela passagem de Rafah após dias de frustração.

 

Além disso, o rol a princípio não incluía a avó de uma das brasileiras que havia sido registrada pelo Itamaraty, Shahed al-Banna, mas isso foi resolvido segundo diplomatas.

 O grupo foi levado de ônibus para o posto de fronteira de Rafah, onde chegou no começo da manhã (ainda madrugada no Brasil). Os brasileiros aguardavam trâmites burocráticos em uma longa fila represada, que dava prioridade para a passagem de ambulâncias.

 Na tarde desta quinta-feira (9), Vieira afirmou ter conversado com o chanceler israelense, Eli Cohen, que segundo ele havia garantido que a liberação para a saída dos brasileiros ocorreria nesta sexta. O diplomata de Tel Aviv tinha anunciado antes que os brasileiros poderiam cruzar para o Egito na quarta (8) , mas não pôde cumprir o trato em razão a novos fechamentos da passagem, naquele dia em razão da descoberta de membros do Hamas em ambulâncias que atravessavam em direção ao território egípcio.