Um rompimento de tubulação provocou um forte alagamento na madrugada desta segunda-feira (7/9), no Bairro Milionários, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. A água tomou a Rua Caetano Pirri, chegou à Avenida Olinto Meireles e deixou um rastro de lama e destruição. Casas foram atingidas, uma academia teve a porta arrombada pela força da enxurrada e moradores ficaram sem abastecimento.

Na casa de Mara Regina da Silva, a água invadiu o quintal e levou o que encontrou pela frente. Vasos foram derrubados, objetos ficaram espalhados e muita lama tomou conta do espaço. Ela acordou por volta das 3h30 com um forte estrondo e pensou que fosse uma obra.

“Eu achei que eles estavam fazendo uma obra. Foi uma barulhada a madrugada inteira. Eu achei que eles estavam tirando aqueles toquinhos”, contou. Segundo Mara, pedras chegaram a atingir portões de imóveis próximos. “As pedras já estavam voando aqui para o portão. Lá em frente tem uma empresa e as pedras também estavam batendo lá.”

A água não entrou na casa dela porque o imóvel fica em uma parte mais alta, mas atingiu a residência vizinha. “Ela veio como uma enxurrada. A minha casa é alta, então não entrou. Mas nessa casa aqui do lado entrou. É a sala onde ficam os brinquedos das crianças. Lá entrou tudo”, afirmou.

Água invade academia

Em frente à cratera aberta pelo rompimento, a academia também foi atingida. A força da água arrombou a porta e invadiu o estabelecimento, deixando lama e danos em diferentes pontos do imóvel.

Flávia Figueiredo Ventura, dona da academia, disse que foi avisada sobre o problema por volta das 6h.
“Minha gerente ficou horrorizada, entrou em contato com a gente. A gente não conseguiu acesso pelas câmeras porque também teve danos nos equipamentos”, disse à reportagem.

O estabelecimento aguardava a perícia para avaliar os prejuízos. Entre os equipamentos danificados está o sistema de energia fotovoltaica. “É um sistema caríssimo, só que a gente não pode mexer porque estamos aguardando o perito”, alegou.

Em pleno feriado, o morador Paulo Gonzaga ficou sem água e precisará limpar toda a casa Quéren Hapuque/EM/DA Press
Os brinquedos do filho ficaram molhados, mas, segundo Paulo, o maior transtorno foi precisar limpar a casa durante o feriado Quéren Hapuque/EM/DA Press
A casa de Paulo ficou cheia de lama Quéren Hapuque/EM/DA Press
Paulo conta que a família estava dormindo e inicialmente pensou que o barulho fosse provocado pela chuva Quéren Hapuque/EM/DA Press
A água também entrou na casa do morador Paulo Gonzaga Quéren Hapuque/EM/DA Press
Vasos foram derrubados, objetos ficaram espalhados e muita lama tomou conta do quintal de Mara Regina da Silva Quéren Hapuque/EM/DA Press
Mara conta que acordou por volta das 3h30 com um forte estrondo e pensou que fosse uma obra Quéren Hapuque/EM/DA Press
Na casa de Mara Regina da Silva, a água invadiu o quintal e levou o que encontrou pela frente Quéren Hapuque/EM/DA Press
Na casa de Mara Regina da Silva, a água invadiu o quintal e levou o que encontrou pela frente Quéren Hapuque/EM/DA Press
A moradora Francisca Resende da Silva ficou sem água após o rompimento Quéren Hapuque/EM/DA Press
A moradora Francisca Resende da Silva mostra onde a água entrou na casa dela Quéren Hapuque/EM/DA Press
Moradores do Bairro Milionários relatam ter tido suas casas invadidas pela água Quéren Hapuque/EM/DA Press
Várias áreas da academia foram atingidas pela força da água Quéren Hapuque/EM/DA Press
Diversos itens do estabelecimento foram destruídos Quéren Hapuque/EM/DA Press
Equipes da Copasa atuam no local para resolver o problema Quéren Hapuque/EM/DA Press
Academia ficou repleta de lama Quéren Hapuque/EM/DA Press
Água invadiu estabelecimento e estragou diversos equipamentos e materiais Quéren Hapuque/EM/DA Press
Dona da academia ainda não consegue estimar prejuízo Quéren Hapuque/EM/DA Press
Dona da academia ainda não consegue estimar prejuízo Quéren Hapuque/EM/DA Press
Equipes da Copasa atuam no local onde houve o rompimento de uma tubulação Quéren Hapuque/EM/DA Press
Flávia Figueiredo Ventura, dona da academia, diz não saber o tamanho do prejuízo Quéren Hapuque/EM/DA Press
Porta da academia foi arrombada com a intensidade da água Quéren Hapuque/EM/DA Press
Rompimento de tubulação causou enxurrada que invadiu o estabelecimento e deixou lama espalhada em diferentes áreas Quéren Hapuque/EM/DA Press
Intensidade do vazamento foi tão forte que moradores do Bairro Milionários, na Região do Barreiro, em BH, tiveram as casas invadidas pela água Quéren Hapuque/EM/DA Press
Grande volume de água passou a sair do chão com intensidade e se espalhou rapidamente pelas ruas, além de abrir uma grande cratera no local Quéren Hapuque/EM/DA Press
Grande volume de água passou a sair do chão com intensidade e se espalhou rapidamente pelas ruas, além de abrir uma grande cratera no local Quéren Hapuque/EM/DA Press
Rompimento de tubulação na Rua Caetano Pirri, no Bairro Milionários, na Região do Barreiro, em BH, causou um alagamento na madrugada desta segunda-feira (7/9) Quéren Hapuque/EM/DA Press
Rompimento de tubulação na Rua Caetano Pirri, no Bairro Milionários, na Região do Barreiro, em BH, causou um alagamento na madrugada desta segunda-feira (7/9) Quéren Hapuque/EM/DA Press

A academia, que completa 40 anos neste mês, atende cerca de 3 mil alunos. “Como é que a gente vai fazer amanhã? É um prejuízo que, no momento, eu não consigo nem ter a dimensão”, disse Flávia.

Uma das duas piscinas do local, atualmente usada como depósito, também recebeu água. Segundo ela, a estrutura comporta cerca de 300 mil litros e precisa ser esvaziada. “Aqui está debaixo d’água e precisa tirar essa água com urgência”, afirmou.

Lama dentro de casa

A água também entrou na casa de Paulo Gonzaga. Ele contou que a família estava dormindo e inicialmente pensou que o barulho fosse provocado pela chuva.

“Quando a gente acordou, se deparou com toda essa lama aqui dentro de casa”, relatou. O filho percebeu que a sala estava molhada. “Eu tive que jogar os brinquedos todos para o canto para poder passar um pano e tirar toda a água de dentro de casa.”

Os brinquedos foram molhados, mas, segundo Paulo, o maior transtorno foi precisar limpar a casa durante o feriado. A situação ficou ainda mais difícil porque o imóvel estava sem água. “A gente está com a casa suja e não dá para limpar. Está tudo cheio de barro e não tem nem como limpar porque não tem água na casa para limpar”, afirmou.

Ele disse que os moradores receberam a informação de que um caminhão-pipa seria enviado para ajudar na limpeza da rua e dos imóveis atingidos.

Problema já havia ocorrido

Francisca Resende da Silva também ficou sem água após o rompimento. Ela acordou por volta das de madrugada com o estrondo. “Foi um barulhão imenso”, contou.

Segundo Francisca, um problema semelhante já havia provocado danos no salão da filha há mais de um ano. “O salão dela está todo danificado, as paredes rachadas e empenou o portão”, relatou.

65 bairros afetados

A Copasa informou que o vazamento em um trecho da adutora localizada na rua Caetano Pirri, no Bairro Milionários, afeta o abastecimento de água em 65 bairros de Belo Horizonte. Entre os locais atingidos estão Milionários, Barreiro, Barreiro de Cima, Betânia, Buritis, Cardoso, Diamante, Estoril, Havaí, Jardim América, Marajó, Nova Granada, Nova Suíça, Olaria, Palmeiras, Salgado Filho, Santa Helena, Santa Lúcia, São Bento, Teixeira Dias, Vila Cemig, Vila Copasa e Vila Nova dos Milionários.

De acordo com a companhia, as equipes começaram a trabalhar no local às 3h desta segunda-feira, após técnicos identificarem o vazamento durante o deslocamento de retorno de outra ocorrência. Escavações e maquinário foram mobilizados ainda durante a madrugada.

A previsão da Copasa é concluir o reparo no fim da tarde desta segunda-feira. A empresa ressalta que as chuvas podem interferir no andamento dos trabalhos por questões de segurança. Após o término do serviço, o abastecimento deve ser retomado de forma gradativa ao longo da madrugada de terça-feira (8).

Segundo a companhia, 17 equipes operacionais e seis equipes de logística, além de caminhões-pipa, estão mobilizados na região. Os veículos atendem prioritariamente hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros serviços essenciais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A Copasa informou ainda que, após o reparo, será realizada a limpeza da via e dos imóveis que tenham sido atingidos pela enxurrada. A orientação aos moradores que ainda possuem água nos reservatórios é reduzir o consumo e priorizar atividades essenciais durante a interrupção do abastecimento.

 

compartilhe