MINAS-RIO

Corredor Ferroviário Minas-Rio terá concessão para manutenção

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a versão final do edital de concessão do Corredor Ferroviário Minas-Rio

Publicidade
Carregando...

O Corredor Ferroviário Minas-Rio terá concessão para manutenção, recuperação e modernização de toda sua infraestrutura.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou no último dia 27 a aprovação da versão final do edital. O trecho conta com 733 quilômetros de extensão, hoje operados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Segundo o relator do processo e diretor da ANTT, Marcelo Fonseca, o corredor pode se tornar uma referência para outros chamamentos públicos de autorização ferroviária. 

Para Marcelo, o diferencial é que são trechos já existentes a serem recuperados, e não novas ferrovias. Inclusive, esse é um modelo que a ANTT tem intenção de replicar em outros trilhos ociosos ou parcialmente abandonados.

A diretoria colegiada ajustou as regras da etapa de viva-voz do leilão para acelerar a disputa entre propostas próximas.

Segundo Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT, o projeto tem viabilidade econômica e modelagem estruturada, além de ter endereçado e delimitado as controvérsias ambientais envolvendo povos originários. 

Ainda de acordo com ele, um fator que tem potencial para contribuir para destravar os investimentos do setor são as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com valores maiores e prazos mais longos para os novos projetos ferroviários.

Ainda em 2026, a Agência pretende publicar um outro edital, de chamamento público entre Arcos (MG) e Barra Mansa (RJ), além do edital da Estrada de Ferro 118, que ligará Vitória (ES) ao Porto do Açu (RJ).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

Tópicos relacionados:

ferrovia minas-gerais rio-de-janeiro

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay