Estudantes de escolas públicas e privadas de Minas Gerais podem se inscrever na 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026. A competição é gratuita e recebe inscrições até 15 de setembro.

Neste ano, a olimpíada ampliou o público participante. Além dos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, a competição passa a receber alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas ou pelos professores responsáveis, sem qualquer custo para os participantes.

Segundo o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Francisco Assis Figueiredo Neto, a expectativa é reunir mais de 660 mil estudantes de todo o país.

“O objetivo é incentivar o uso seguro, eficiente e sustentável da energia elétrica por meio de desafios, atividades interativas e provas que aproximam os jovens dos temas mais importantes”, explica.

Notebook e viagem para Brasília

Os estudantes poderão conquistar medalhas de ouro, prata e bronze. O participante com o melhor desempenho de cada estado também receberá um notebook e uma viagem para Brasília, com todas as despesas pagas, para participar da Semana Olímpica Nacional.

“É uma grande oportunidade para todos, que podem se destacar e serem reconhecidos nacionalmente por uma atuação consciente no uso da energia elétrica”, afirma Francisco.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), e coordenada pelo Instituto Abradee, a ONEE é financiada pelas distribuidoras de energia elétrica do país.

A competição busca estimular os estudantes a refletirem sobre os hábitos de consumo de energia por meio de desafios educativos, atividades interativas e avaliações de conhecimento.

A olimpíada teve edições-piloto em 2021 e 2022. Após regulamentação da Aneel, passou a integrar o calendário oficial de ações de eficiência energética, com edições nacionais em 2024 e 2025.

A participação é ilimitada por escola. Para realizar o cadastro, a instituição de ensino ou o professor responsável deverá utilizar o código Inep da escola na plataforma oficial da competição.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Serviço

O quê: Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026
Quem pode participar: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas
Inscrições: até 15 de setembro de 2026
Valor: gratuito
Inscrição: plataforma oficial da ONEE

compartilhe