Incêndio destrói cozinha de restaurante em Montes Claros
Chamas teriam começado na churrasqueira e subido pela chaminé, causando danos no telhado e no segundo andar do estabelecimento, localizado na área central
compartilhe
SIGA
Um restaurante situado na Avenida Deputado Esteve Rodrigues, área movimentada da região central de Montes Claros, no Norte de Minas, foi atingido por um incêndio na manhã desta segunda-feira (10/8). Não houve vitimas, mas as chamas destruíram toda a cozinha do estabelecimento.
No momento do incidente, o Restaurante Mapa de Minas estava fechado. O salão do estabelecimento não foi afetado, tendo em vista que os bombeiros chegaram rápido e conseguiram impedir que o incêndio alcance uma maior proporção.
De acordo com informações repassadas por funcionários, o fogo teria se iniciado na churrasqueira do estabelecimento e, posteriormente, se propagado pela chaminé até atingir a estrutura do telhado e outros elementos da edificação. Na tentativa de conter as chamas, os próprios funcionários chegaram a utilizar diversos extintores. Porém, sem êxito.
Conforme o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBMMG), quando os militares chegaram ao local, as chamas já haviam se propagado para o segundo pavimento da edificação, onde funcionava um playground, um escritório e outras dependências do estabelecimento.
O fogo atingiu, principalmente, a estrutura de madeira do telhado, o forro de gesso acartonado (drywall), telhas ecológicas e placas solares, elementos que contribuíram para a rápida propagação das chamas.
Inicialmente, foi realizado o isolamento da área e o estudo da situação para definição das estratégias de combate. Paralelamente, procedeu-se ao desligamento da energia elétrica da edificação e ao fechamento dos registros da central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Na sequência, foram montadas três linhas de mangueiras para o combate direto às chamas.
Conforme o 7º BBMMG, após a extinção completa das chamas e a realização do rescaldo, o prédio foi parcialmente interditada em razão do comprometimento de parte da estrutura de madeira do telhado, que apresentou danos decorrentes do incêndio, com risco de colapso estrutural.
A corporação informou ainda que o local possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e as medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas conforme projeto aprovado. O estabelecimento também teria seguro contra sinistros.
Leia Mais
Nota do restaurante
O Restaurante Mapa de Minas divulgou nota a respeito do “princípio de incêndio” em suas dependências. “A situação foi prontamente controlada e resolvida com o apoio da Defesa Civil e a rápida atuação do Corpo de Bombeiros, a quem agradecemos pela agilidade, profissionalismo e segurança na condução da ocorrência”, diz o comunicado.
“Informamos que nenhum de nossos colaboradores ficou ferido. Desde o ocorrido, a direção do restaurante está prestando todo o suporte necessário à equipe”, destaca a direção do estabelecimento.
A empresa ressalta que o prédio possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e “mantém em dia todos os alvarás, licenças e demais documentos necessários ao seu regular funcionamento”.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Acrescenta ainda que “realiza treinamentos e orientações de prevenção e combate a incêndios com seus colaboradores, reforçando o compromisso permanente com a segurança de sua equipe, clientes e parceiros”.