O Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte (MG), recebeu a primeira edição da Festa de São Cosme e São Damião neste sábado (27/9). O evento se deu na Praça Geraldo Torres (mais conhecida como Praça do Nino) e foi organizado por comunidades de religiões afro-brasileiras.

Apesar de a Igreja Católica comemorar o dia dos gêmeos em 26 de setembro, as celebrações populares ocorrem costumeiramente no dia seguinte, muito influenciadas pelas religiões de matriz afro-brasileira, como Umbanda e Candomblé, que sincretizam Cosme e Damião com Ibeji, orixá dos gêmeos.

O evento, gratuito, foi organizado por três comunidades de terreiro: a Casa de Pai Ogum e Seara do Mestre Sibamba, do bairro Dom Bosco (região Noroeste), Templo Escola Ogum Sete Espadas, da Vila Suzana (Norte); e Terreiro de Umbanda São Miguel, do Carlos Prates (Noroeste).

“Para nós, ocupar o espaço público é de extrema valia. Porque assim nos afirmamos e nos mantemos conectados com a comunidade. Hoje tem mais de 167 quilos de bolo a serem distribuídos à comunidade gratuitamente, mais de 3 mil lembrancinhas para as crianças”, contou ao Estado de Minas Pai William, que lidera a Casa de Pai Ogum e Seara do Mestre Sibamba ao lado de Mãe Rossi.

Festa de Cosme e Damião no Padre Eustáquio

Além da distribuição de doces para as crianças, a programação incluiu diversas brincadeiras na praça.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A celebração ainda contou com atividades ritualísticas conduzidas pelas casas organizadoras, como o atendimento dos Erês, entidades espirituais infantis que, conforme a tradição dos religiosos, representam a pureza, a alegria e a leveza, atuando como mensageiros do plano superior.

compartilhe