Rebeca Nicholls*
Desde 1967, a Pedro Cine Foto atua no mercado fotográfico belo-horizontino, sendo considerada uma das lojas do meio mais antigas da capital, fundada por Pedro Mordente. Sua paixão pela fotografia começou na infância e foi o motor para criar a loja que funciona até hoje na rua da Bahia, 485, com clientes fiéis e sempre recebendo os mais jovens amantes da fotografia analógica.
O criador da loja, Pedro Mordente, iniciou sua relação com a fotografia aos dez anos, mas foi apenas aos 19 anos, quando se mudou para Belo Horizonte, que sua carreira realmente começou. Mordente iniciou trabalhando em uma relojoaria e foto na estação rodoviária. Logo depois trabalhou na Foto Rates.
Finalmente, em 1967, resolveu aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos na criação de sua própria loja, Pedro Cine Fotos, que iniciou o funcionamento na Galeria do Ouvidor. Hoje a loja é na rua da Bahia e possui um próprio laboratório para revelações analógicas.
No início dos anos 2000, Pedro morreu e deixou o empreendimento para dois de seus filhos. Após muitas mudanças no mundo fotográfico, a Pedro Cine Fotos teve que se reestruturar.
Atualizações nos serviços
A loja continua com a revelação de filmes em preto e branco, coloridos e fotografias digitais para fotos de até 30x90cm, bem como realiza cópias coloridas com o uso de um amplificador, imprime em papéis especiais para Fine Art e grandes formatos de equipamentos à base de tinta pigmentada e em papéis especiais para Fine Art.
Além desses serviços, passou a confeccionar álbuns encadernados, photobook e outros produtos fotográficos como tripés, iluminação, câmeras modernas seminovas, reprodução e restauração de fotos antigas, e trabalham na recuperação de cartão de memória. Para as revelações, a loja também oferece a opção de enviar as fotos via internet.
Umberto Mordente, filho de Pedro Mordente e sócio proprietário da loja, admite que as mudanças ocasionadas pelo digital trouxeram muitos desafios para o empreendimento e, por pouco, não fechou a loja.
Sucesso entre os jovens
Umberto Mordente conta que muitos jovens têm curiosidade pelo mundo analógico e muitos o procuram para revelar filmes. “O processo analógico é diferente. Tem que esperar e revelar o filme para ver a fotografia. Porém, os jovens gostam muito de vir para conhecer e saber como foi o processo fotográfico antes do digital. Tenho muitos clientes entre os mais novos que usam o analógico com interesse em conhecer como foi antes”, explica o empresário.
Ele relata, ainda, que também tem clientes fiéis que revelam fotos desde quando não havia fotografia digital, antes dos anos 2000.
Braço analógico
A Tudo Analógicos é um “braço online” dos serviços oferecidos pela Pedro Cine Fotos. A loja vende câmeras analógicas e tem, em seu acervo, marcas como Vivitar e Yashica Ninja Star. O catálogo também conta com lentes Minolta e Yashica.
Para os amantes de fotografia nas proximidades da avenida Getúlio Vargas, a Photo Color, administrada por um dos filhos de Pedro, funciona como uma filial e oferece todos os serviços que a unidade localizada na rua da Bahia, mas no Bairro Funcionários.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Oliveira
Serviço
Pedro Cine Fotos
Rua da Bahia, 485 - Centro, Belo Horizonte - MG
Segunda a Sexta: 9:00 às 18:00h / Sábado: 9:00 às 13:00h
Contato: (31) 2128-3400 / (31) 98409-5364
Tudo Analógico
Contato: (31) 99994-6611
https://www.tudoanalogico.com/Photocolor
Av. Getúlio Vargas, 413, Funcionários
contato: (31) 2118-0080
