Fiéis visitam imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos no Santuário São José -  (crédito: Gustavo Werneck/EM/D.A Press)

Fiéis visitam imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos no Santuário São José

crédito: Gustavo Werneck/EM/D.A Press

As imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos ficaram expostas nesta quarta-feira (27/3), durante o dia, em frente ao Santuário Arquidiocesano São José, mais conhecido como Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte. No início da noite desta quinta (28/3), as duas peças sacras, em seus andores, participam da tradicional Procissão do Encontro.

 

Às 18h, cada uma das imagens sai de uma portaria para depois, juntas, seguirem para o centro da igreja. No interior da igreja, o Sermão do Encontro ficou a cargo do reitor e pároco do santuário, o missionário redentorista padre José Luis Queimado.

 

Leia também: Semana Santa: rodovias terão reforço policial e restrição a veículos pesados

 

Para o coordenador do Conselho Pastoral do Santuário Arquidiocesano São José, Renato Alves de Sousa, manter a tradição das procissões da Semana Santa serve para reavivar a fé. “Cada momento da morte, paixão e ressureição de Jesus fortalece nossa devoção católica, ainda mais sabendo que o Cristo, que vemos na cruz, está vivo dentro de nós”, afirmou Renato.

 

Olhando as imagens do santuário, ele disse que as peças estão no acervo desde o início da igreja, que completa 120 anos de inauguração. “São imagens muito bonitas. No interior de Minas, nas cidades históricas, há belas cerimônias da Semana Santa, mas aqui, em BH, também temos”, afirmou Renato.

 

 

Cerimônia

 

Nesta quinta, há missa vespertina de Lava-pés às 20h e translado e adoração do Santíssimo até meia-noite. Na Sexta-feira da Paixão, haverá confissão comunitária (10h30), Sermão das Sete Palavras (12h), Solene ação litúrgica (15h) e Sermão do Descendimento da Cruz, seguido da Procissão do Senhor Morto (19h).

 

No sábado (29/3), haverá confissão individual (das 9h às 11h) e confissão comunitária (às 17h), com o início da Solene Vigília Pascal (19h). No Domingo da Ressurreição, serão realizadas missas às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h. Segundo a reitoria do santuário, as procissão no adro ocorrem nas missas das 11h30 e 19h.

 

 

História 

 

Em 1902, dois anos após a criação da paróquia, foi lançada a pedra fundamental do templo, e, em 1904, ocorreu a liberação para celebrações. O interior reúne variação de motivos religiosos e alguns pagãos. A decoração pictórica foi feita pelo alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912. Em 19 de março, Dia de São José, houve missa festiva para celebrar os 120 anos inauguração do templo.

 

Considerado o maior conjunto de pinturas parietais em igrejas da capital, o interior do Santuário Arquidiocesano São José reúne uma variação de motivos religiosos e alguns pagãos: há figuras de 28 santos, de um lado, os homens, e, do outro, as mulheres; o patrono da matriz no alto do arco-cruzeiro, com a inscrição “Rogai por nós”; os evangelistas; painéis mostrando José do Egito, que não tem nada a ver com o pai adotivo de Jesus, sendo vendido pelos irmãos e depois em sua volta triunfal; Nossa Senhora ao lado dos apóstolos; e até os símbolos do zodíaco que, para os religiosos, representam constelações. Quem olha atentamente cada centímetro coberto pelas pinturas pode encontrar algumas envoltas em mistérios que desafiam os historiadores e teólogos, a exemplo das três lebres perto da porta lateral.