Prazo inicial para que os reparos na cratera fossem concluídos era de 15 dias -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A. Press.)

Prazo inicial para que os reparos na cratera fossem concluídos era de 15 dias

crédito: Leandro Couri/EM/D.A. Press.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE), órgão do Ministério do Trabalho no estado, interditou a obra de reparação do asfalto na Avenida Presidente Eurico Dutra, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde uma cratera se abriu, no dia 7/3, depois que a rede de drenagem do local cedeu.


O responsável pela SRTE-MG, Carlos Calazans, disse que a obra foi fiscalizada na sexta-feira (15/3) por auditores do trabalho, que constataram risco de acidente para as pessoas que trabalham no local. Os auditores identificaram irregularidades como a falta de escoramento do talude em ambos os lados, o que pode ocasionar o soterramento dos trabalhadores. Também não foi encontrado isolamento nas bordas, gerando risco importante de queda


Calazans afirmou que assim que a empresa contratada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para fazer o reparo se adequar às exigências apresentadas pela equipe de engenharia da SRTE, nova vistoria será feita e, caso todas tenham sido atendidas, a obra será liberada.


Ainda segundo o superintendente, há duas semanas a SRTE-MG está fiscalizando diversas obras na capital para averiguar as condições de trabalho e segurança para evitar acidentes como o ocorrido ano passado em um supermercado na mesma região onde a cratera se abriu. No dia 17 de outubro de 2023, um talude (corte inclinado para garantir a sustentação de um aterro) desabou dentro da obra de construção do imóvel comercial no bairro Belvedere, matando quatro pessoas que trabalhavam na manutenção de contenção da estrutura, que desabou em cima delas.


"Mais importante do que a obra e o trânsito é a vida das pessoas", afirmou o superintendente.


A previsão da prefeitura era concluir o reparo da cratera em duas semanas. Por meio de nota, a PBH informou que a empresa contratada já está tomando as providências para atender às condições impostas e, na segunda-feira, obter a liberação e prosseguir com a obra sem impactar o cronograma.
O local da cratera fica perto da rua Haiti e da Central de Tratamento da Copasa, no Belvedere. Um veículo chegou a cair no local, e o motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar com ferimentos leves.


Desde então o trânsito segue interditado. O buraco já foi tampado e a via parcialmente liberada na avenida avenida Pres. Eurico Gaspar Dutra, no Belvedere, sentido Bairro/Centro. A via continua interditada no sentido Centro/Bairro.


Rotas alternativas

 

De acordo com a PBH, os trabalhos se concentram na substituição da rede na área considerada mais emergencial e também na análise técnica e preventiva de possíveis problemas em outros pontos próximos. Serão substituídos 120 metros de drenagem urbana.


Agentes da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito (BHTrans) e da Guarda Municipal estão monitorando as avenidas interditadas e ao redor para orientar os motoristas e ajudar na sinalização do local. O trecho interditado, no sentido Belvedere, e os desvios estão sinalizados nos aplicativos de trânsito Waze e GoogleMaps com informações para os condutores evitarem a região e indicação de itinerários alternativos.