Luciano Amédée Péret, um dos fundadores do Iepha-MG
Acervo Iepha/MG -  (crédito: Acervo Iepha/MG)

Luciano Amédée Péret, um dos fundadores do Iepha-MG Acervo Iepha/MG

crédito: Acervo Iepha/MG

Minas se despede de um filho ilustre, grande defensor do patrimônio cultural do estado. Faleceu, nesta sexta-feira (1/3), em Belo Horizonte, o arquiteto Luciano Amédée Péret, de 96 anos, um dos fundadores do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O velório será no sábado (2/3), das 9h30 às 13h, no Cemitério do Bonfim, em BH. O sepultamento está marcado para as 13h30.

Considerado um dos pioneiros da preservação do patrimônio cultural mineiro, Amédée Péret, nascido na capital em 7 de janeiro de 1928, era filho de José Amédée Péret e Lúcia Vieira Péret. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1950, e em Urbanismo, em 1952.

Após a criação do Iepha em 30 de setembro de 1971, Amédée Péret foi designado um dos responsáveis pela organização da instituição, ocupando os cargos de diretor-executivo entre 1971 e 1979 e presidente, entre 1979 e 1983.

Em 1967, projetou o Palácio dos Despachos, na Praça da Liberdade, em BH, construído para abrigar o serviço administrativo do estado, em apoio ao Palácio da Liberdade, que se tornou insuficiente para acomodação de um número elevado de pessoal. O prédio atualmente abriga a Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade.

Em 1973, o arquiteto trabalhou ao lado do paisagista Roberto Burle Marx na obra de requalificação do adro do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas, na Região Central de Minas.

Leia também: Dengue: 16 centros de saúde funcionarão neste fim de semana; saiba quais

Em 1975, foi responsável pelo primeiro tombamento realizado na instância estadual, o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Assinou diversos pareceres e relatórios que culminaram no tombamento de dezenas de bens culturais em todo o estado de Minas Gerais.

Foi responsável ainda pela coordenação das principais obras de restauração realizadas nas décadas de 1970 e 1980. Na UFMG, onde atuou como professor, Péret foi diretor da Escola de Belas Artes e da Escola de Arquitetura da UFMG. Foi associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), ocupando a cadeira de número 79 (patrono Antônio Francisco Lisboa).

Em setembro de 2018, em sessão solene organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, o coordenador do Centro de Memória da Medicina da UFMG, Dr. Luciano Amédée Péret Filho, destacou alguns trabalhos pioneiros em que o seu pai participou, relembrando a histórica restauração do teatro elisabetano de Sabará e a participação na descoberta do fóssil Luzia, na missão comandada pela pesquisadora Annette Laming-Emperaire em Lagoa Santa, na década de 1970.