Hospital de campanha, que será inaugurado. -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Hospital de campanha, que será inaugurado.

crédito: Leandro Couri/EM/D.A.Press

A UPA Norte, no Bairro Novo Aarão Reis, inaugura, nesta sexta-feira, um hospital de campanha para atender exclusivamente pacientes com arboviroses. A unidade registrou um aumento de 188% no número de atendimentos relativos à dengue. O início do funcionamento do hospital está marcado para o plantão noturno desta sexta-feira (1/3), mas pela manhã ainda tinha muito trabalho a ser feito.

Em coletiva de imprensa, o secretário Municipal de Saúde Danilo Borges Matias explicou que ainda é preciso adaptar o piso, instalar o mobiliário e o gerador de energia para luz e ar condicionado no local. Ele ainda explicou a importância da nova unidade – que contará com 170 novos profissionais da saúde.

"A gente está trabalhando com a urgência que o momento pede. Sabemos que essas duas semanas que estamos vivendo são as de maior pressão assistencial, então é importante que a gente dê respostas rápidas. Hoje, vamos inaugurar um hospital que, inicialmente, estava previsto para iniciar as atividades somente na segunda-feira que vem, mas justamente por conta da urgência, antecipamos a abertura", afirmou o secretário.

"É importante o atendimento aqui na UPA Norte porque subimos de 1.427 atendimentos em janeiro para 4.114 em fevereiro – um aumento de 188%. Este hospital vai desafogar o atendimento na UPA, vai servir de internação para aqueles pacientes da nossa rede e vai permitir que ampliemos o acesso à população", complementou ele.

Ainda de acordo com Danilo, em todo o município, o aumento de atendimentos a pacientes com suspeita de dengue praticamente quadruplicou: em janeiro foram 28 mil atendimentos, comparados a mais de 100 mil em fevereiro.

O hospital de campanha terá 40 leitos destinados a pacientes em condição de internação na unidade. Ao todo, já foram criados 112 leitos para atendimento a arboviroses em Belo Horizonte.

O secretário Municipal de Saúde Danilo Borges Matias

O secretário Municipal de Saúde Danilo Borges Matias

Leandro Couri/EM/D.A.Press

"O atendimento ambulatorial será feito nos contêineres na parte externa do hospital, a equipe médica decide se o paciente já pode ser mandado para casa ou se precisa ser hidratado e permanecer mais tempo na unidade. Aquele que precisar ficar mais tempo, vem para a tenda ou pode ser transferido para outra unidade da nossa rede", explicou o secretário.

Neste final de semana, 16 unidades de saúde – 3 a mais que no final de semana passado – estarão funcionando, em todas as regionais, para atender à demanda dos casos de dengue. Os atendimentos em Venda Nova e Barreiro também mantêm a extensão do horário de funcionamento.