Vitimas do acidente com a van da Secretaria de Saúde de Janaúba. Da esquerda para direita, Elizete Madalena de Jesus Vasconcelos, Maria Hozelina Rodrigues dos Santos, Marcone Cleber Silva Oliveira. -  (crédito: Arquivo pessoal)

Vitimas do acidente com a van da Secretaria de Saúde de Janaúba. Da esquerda para direita, Elizete Madalena de Jesus Vasconcelos, Maria Hozelina Rodrigues dos Santos, Marcone Cleber Silva Oliveira.

crédito: Arquivo pessoal

Foram iniciados em Janaúba, no Norte de Minas, na tarde desta sexta-feira (16/2), os velórios dos corpos das três pessoas que morreram na batida entre uma van e um caminhão, na noite de quinta-feira (15/2), na BR-251, na mesma região. Nove pessoas ficaram feridas no acidente. A van, que pertence à prefeitura de Janaúba, transportava pacientes submetidos ao tratamento de câncer em Montes Claros, cidade-polo do Norte do estado.

Leia também: Caminhão tomba ao subir rua e interdita trânsito na Grande BH

O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes (PSD), decretou luto oficial por três dias no município e divulgou nota de pesar da prefeitura devido à tragédia. Em entrevista ao Estado de Minas, nesta sexta-feira, o prefeito fez um apelo aos governantes para a duplicação da BR-251. Ele também cobrou a recuperação da MGC-122, que liga Janaúba à BR-251, que está em condições precárias.

“Infelizmente, temos que aproveitar esse momento de dor e tristeza para cobrar das autoridades a melhoria das condições das estradas".

O chefe do executivo disse que devido aos buracos na MGC-122, o carro funerário que fez o traslado dos corpos dos mortos no acidente para Janaúba teve dois pneus furados durante o deslocamento.

Morreram no acidente o motorista da van, Marcone Cleber Silva Oliveira, de 51 anos, e as passageiras Elizete Madalena de Jesus Vasconcelos, de 50 anos, e Maria Hozelina Rodrigues dos Santos, de 64.

O velório do motorista Marcone Cleber acontece no Memorial da Funerária Carvalho. Maria Hozelina Rodrigues dos Santos é velada no Memorial Bom Pastor e de Elizete Madalena de Jesus Vasconcelos na casa da família, no Bairro do Barbosa, a partir das 15 horas.

Os sepultamentos das três vítimas serão realizados neste sábado (17/2), no Cemitério Campo da Paz, em Janaúba.

Nota do prefeito

Por meio de nota, o prefeito da cidade de Janaúba, José Aparecido Mendes, destacou que a BR-251, onde ocorreu o acidente, é de responsabilidade do Governo Federal, e deveria ter sido duplicada há "mais de 30 anos". "Sempre este imbróglio, entra governo e sai governo, assim como a MGC-122 de responsabilidade do Governo de Minas, em 43 anos de uso, nunca foi feita manutenção. E o pior: recebendo a maioria do trânsito que vai para o Nordeste que desvia da morte na BR-251.", continua.

O prefeito ainda chama atenção para a rodovia MGC-122 que afirma estar "caótica". "Inclusive, depois de um longo trabalho de articulação, recebemos a notícia de que ela será recapeada em breve, mas infelizmente só o trecho de Janaúba a BR-251, ficando de Janaúba a Espinosa sem recapeamento.", destaca o texto.

Como foi o acidente

O acidente entre a carreta e o veículo da Secretaria de Saúde de Janaúba ocorreu na BR 251, próximo à saída de Montes Claros para Francisco Sá.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caminhão seguia no sentido Francisco Sá/ Montes Claros quando o motorista perdeu o controle da direção e o veículo ficou em “L” na pista. A van, que viajava no sentido contrário, bateu na quina da carreta e tombou na pista.