as páginas da série

as páginas da série "O raio-x das mortes no trânsito", que conquistaram o grande prêmio cnt

crédito: Divulgação

O jornal Estado de Minas celebra um ano de conquistas notáveis e reconhecimentos que ecoam o compromisso inabalável com a informação de qualidade. No último dia do ano, é hora de relembrar os prêmios nacionais e internacionais conquistados pelo grande jornal dos mineiros que atestam a excelência e relevância das reportagens.


O primeiro semestre do ano foi marcado pela conquista do prêmio CDL/BH, que contempla reportagens sobre o setor de comércio e serviços de Minas Gerais. A série especial “Mapa da violência e soluções de segurança em BH”, do repórter Mateus Parreiras, e a reportagem “Combustíveis: quem pode menos, paga mais”, dos jornalistas Luiz Ribeiro e Roger Dias conquistaram, respectivamente, o 1º e o 3º lugar na categoria Impresso.

Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o trabalho "Ouro Preto e Catas Altas reservam tesouros". As imagens do repórter fotográfico Leandro Couri mostram a riqueza das igrejas e construções do interior de Minas Gerais.

Em novembro, o jornal recebeu destaque através da conquista do Grande Prêmio CNT 2023, uma das principais premiações do segmento no país, promovida pela Confederação Nacional do Transporte. A série de reportagens “Raio-X das mortes no trânsito: onde mais acontecem, quais são as causas e como podem ser evitadas”, dos repórteres Luiz Ribeiro e Mateus Parreiras, com a participação dos repórteres fotográficos Edésio Ferreira e Leandro Couri, conquistou o Grande Prêmio da 30ª edição do concurso.

A série, publicada entre março e agosto deste ano, mostrou uma abrangente radiografia dos riscos e da violência nas estradas brasileiras, apresentando causas e apontando caminhos para frear a carnificina nas rodovias, a partir de entrevistas com representantes de órgãos e entidades do setor e especialistas.

Foi a primeira vez na história de três décadas do concurso que o Grande Prêmio CNT foi conquistado por um veículo de Minas Gerais. “A premiação nos deixa especialmente felizes pelo reconhecimento de uma de nossas missões: a produção de grandes reportagens”, afirmou Carlos Marcelo, diretor de redação do Estado de Minas.

“A vitória no prêmio CNT é o reconhecimento do valor do bom jornalismo, feito com dedicação e esforço por toda equipe do Estado de Minas”, avaliou o repórter Luiz Ribeiro. “Para mim, em especial, a premiação mostra também o resultado da persistência."

“A conquista do Grande Prêmio CNT mostra o reconhecimento de nossos esforços em denunciar a grave situação do transporte rodoviário no Brasil. Conseguimos apontar quais são exatamente os trechos onde mais vidas se perdem no país”, completou o repórter Mateus Parreiras. “Que seja mais um vetor de prevenção, de ação do poder público e de conscientização."

O Estado de Minas também foi um dos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo 2023. A série de reportagens "O custo dos combustíveis para quem produz e a criatividade para garantir o transporte e a melhoria de vida no sertão", de autoria do repórter Luiz Ribeiro, foi um dos trabalhos premiados no concurso, conquistando a categoria estadual.


Design premiado na Europa

A forma com que a informação jornalística é oferecida ao leitor pelo jornal Estado de Minas também foi premiada em 2023, desta vez internacionalmente. Em dezembro, o jornal foi mais uma vez reconhecido na 25ª edição do The European Newspaper Award, uma das mais respeitadas premiações do setor editorial. O EM conquistou quatro prêmios, sendo o único jornal das Américas premiado.

O suplemento “Pensar” emplacou dois prêmios na categoria “Capas de cadernos de jornais regionais”. Um deles, com o design da reportagem “Quem é que sabe o que se passa no seu corpo?”, publicada em 26 de agosto de 2022. Outra premiada foi a primeira página do suplemento, com o título “O medo que nos habita”, de 24 de junho de 2022.

Na categoria “Página de notícia – Eleições”, a premiada foi a capa do EM de 30 de outubro de 2022, com a manchete “As duas vias de uma avenida chamada Brasil”. A capa “Pelé Eterno: O Rei do Futebol nunca perderá a majestade”, de 30 de dezembro de 2022, garantiu o quarto prêmio ao EM, na categoria “Páginas de notícia – Mortos importantes”. A capa já havia sido destaque em maio deste ano, quando foi premiada na Society for News Design, competição anual realizada nos Estados Unidos e considerada o Oscar do design de notícias do mundo. Com a premiação, o Estado de Minas soma 50 prêmios da SND, dois deles medalha de prata.

Para o editor de arte e imagem, Júlio Moreira, responsável pelo design das capas premiadas em parceria com o diretor de Redação, Carlos Marcelo, o cartunista Quinho, e o ex-editor de Arte Álvaro Duarte, os prêmios obtidos na European Newspaper Award reafirmam o compromisso de surpreender o leitor com design ousado. “Vale lembrar que o EM é um dos jornais brasileiros mais premiados em design de notícias”, destacou. “O reconhecimento internacional mostra que o trabalho desenvolvido por nossa equipe é capaz de provocar impacto também fora de Minas e ultrapassar fronteiras”, afirmou Carlos Marcelo.

“Fico feliz com o reconhecimento de uma das mais importantes entidades mundiais ligadas ao design de jornais. Como editor de artes do Estado de Minas entre 1996 e fevereiro de 2023, é uma honra e uma vitória profissional ver o jornal premiado mais uma vez, sinal que o trabalho que vem sendo feito há décadas está enraizado na redação e ainda renderá muitos frutos”, disse o ex-editor Álvaro Duarte, que participou das edições gráfica e editorial das primeiras páginas premiadas.