Banda da PMMG embala as compras de Natal no Centro de BH
Parte da estratégia de trazer mais segurança ao Hipercentro durante as compras de Natal, Banda da Polícia Militar trouxe o espírito da data e contrastou com a pressa típica da região
compartilhe
Siga no
Um choque de segurança e calor humano natalino. Enquanto policiais fardados sob o auxílio de câmeras de monitoramento reforçam a segurança dos corredores de comércio mais povoados de Belo Horizonte, a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) traz para as ruas do Hipercentro um clima de fraternidade e doação com a execução de músicas de Natal e clássicos do rock.
Ao mesmo tempo em que a PMMG, a Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), o Conselho de Segurança Pública e a Associação de Comerciantes do Hipercentro promovem ações para dar segurança aos consumidores que fazem as compras natalinas às vésperas de um dos feriados mais rentáveis para o comércio, a correria de sacolas na mão ganha um pouco do clima fraterno com a operação "Natal com Música - Praça Sete".
22/12/2023 - 04:00 Verão chega com chuva e temperaturas acima da média
22/12/2023 - 08:19 Carreta com carvão tomba, carga se espalha e interdita Anel Rodoviário
22/12/2023 - 10:50 Professora da UFMG é eleita a melhor cientista do Brasil
O dia começou com o quarteirão Xacriabá da Praça 7, na Rua Rio de Janeiro com Tamoios, recebendo um banho de espuma e jatos de água dos agentes em um caminhão da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que removeu uma grossa camada de pó de asfalto, sujeira e lixo, o que devolveu o aspecto natural dos ladrilhos e pisos de granito desse marco da região central.
Sentados em cadeiras pretas com instrumentos metálicos reluzentes, os 29 militares fardados da banda chamavam a atenção de muita gente apressada que passou pela Praça 7. Mas foi a música começar a fluir para que a curiosidade vencesse a pressa e fizesse com que as pessoas parassem. A primeira música foi uma homenagem aos pracinhas brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial: Smoking Snakes (Cobras Fumantes), da banda sueca Sabbaton.
Depois vieram as músicas natalinas, rock, Jota Quest, Tim Maia, Pagode e até sertanejo, sob aplausos emocionados das pessoas que se aglutinaram na praça.
"É muito gratificante tocar no Centro da cidade nesta época. O espírito natalino está à flor da pele e a música eleva essa sensibilidade. Tem quem dança e quem se emociona e chora. E sabemos que não acontece crime onde estamos, tem segurança. Nos intervalos, passamos dicas de segurança no momento em que estão de ouvidos atentos”, disse o regente da Banda de Música da PMMG, subtenente Márcio Jesus Correia.
“A proposta desta operação é aumentar a sensação de segurança para as pessoas que estão circulando no Hipercentro às vésperas do Natal e, ainda, promover um clima festivo e cultural”, destaca o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.
Paz para as compras
A presença dos militares da banda também traz segurança efetiva, segundo o coordenador de operações do Hipercentro, que é de responsabilidade da 6ª Companhia do 1º Batalhão da PMMG, tenente Hamilton Silva. “A banda é parte das ações pensadas para que a população que vem ao Centro sinta a segurança que estamos reforçando nas ruas e tenha paz para realizar as suas atividades, sem se descuidar também da própria segurança, mas contando com a PMMG”, disse.
Com a segurança incrementada com a operação Mercado da Rua da PMMG, pessoas que, antes, só se preocupariam com a integridade contra ladrões de suas bolsas, carteiras e sacolas de compras podem desfrutar e até refletir melhor sobre o significado das festas de fim de ano com mais paz.
“A presença da PMMG traz mais segurança e a banda nos traz o clima de Natal. Eu amo o Natal, porque tem aquele sentimento de resgatar a família, a união. E a gente lembra disso, da ceia que vou ter com o esposo, os filhos, sobrinhos e a família . Venho de Santa Luzia (Grande BH) e a música melhora demais o dia da gente”, disse a professora Helena Calixto, de 55 anos, que foi ao Centro para consulta médica e aproveitou para olhar vitrines e presentes.
Admirado, o auxiliar de biblioteca Maurílio Ponzo, de 62 anos, aproveitou o tempo que tinha antes de pegar o ônibus para o trabalho para ouvir a banda. “Muito bom essa surpresa da Natal. Alegra a gente na hora de ir ao trabalho. Estão modernos, tocando até Marília Mendonça. Não apenas aquelas músicas mais eruditas que a gente espera de uma banda. Trazem para a nossa rotina o clima do Natal. Devia se mais periódico”, disse.
Aproximação com a sociedade
A PMMG conta com 19 bandas localizadas em pontos estratégicos de Minas Gerais, para que municípios de todas as regiões mineiras possam contar com o serviço musical oferecido.
As bandas da PMMG têm sua participação nas solenidades e atividades da corporação a sua atividade principal. "Porém, com a evolução da política de segurança pública, as bandas de música acompanharam esta evolução e possui, atualmente, um papel muito importante na prestação de serviço na segurança pública. Com o modelo de Polícia Comunitária e o serviço policial voltado para as diretrizes dos Direitos Humanos, as Bandas tornaram-se uma excelente ferramenta de aproximação da Polícia Militar com a sociedade", informa a PMMG.
"Atualmente, as bandas não apresentam apenas em eventos estritamente militares, mas em eventos escolares, encontro de bandas, solenidades de formaturas, apresentações em asilos, casamentos de militares, solenidades religiosas e em outros diversos tipos de eventos solicitados pela comunidade", descreve a corporação.