Jardim da Felicidade -  (crédito: Fotos: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Jardim da Felicidade

crédito: Fotos: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Em novembro, foi inaugurada na Região de Norte uma iniciativa que foi o pontapé para a realização de um “Urban Living Lab Center” em BH, quando a própria cidade se torna um laboratório para as transformações urbanas. A Rua de Estar, que ocupa parte da Avenida Fazenda da Velha, deu aos moradores do Bairro Jardim Felicidade um espaço de convivência, descanso, aprendizado e lazer em plena via pública. A intervenção urbana tem como objetivo retomar as ruas, para além do uso dos carros, e as transformar em espaços acolhedores para pedestres, crianças, idosos e ciclistas.

Para isso, o traçado da rua foi redesenhado e a velocidade do local foi reduzida, a fim de torná-la segura para os frequentadores. Como opção de lazer e descanso, foram adicionados escorregadores para as crianças e bancos e mesas que convidam à permanência no local. O projeto foi coordenado pela BHTrans, em parceria com o Instituto Nossa BH, a Escola de Arquitetura da UFMG e a comunidade do bairro. Outros órgãos como a Sudecap, que iniciou a primeira etapa das obras, e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, que está produzindo mudas para o plantio de um jardim no local, também estão envolvidos.

De acordo com o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Dantas, afirma que o projeto tem como objetivo a ressignificação do município. “Fortalecendo o direito de cada cidadão à cidade, procuramos realizar intervenções que reforcem a ideia, da qual compartilhamos, de que todas as pessoas têm direito a ocupar harmoniosamente o espaço público”, conta. Além da Rua de Estar no Jardim Felicidade, outras intervenções são planejadas para as ruas de BH, como os projetos de Zona 30, de redução de velocidade, implantados por exemplo, no bairro de Santa Tereza e no Confisco.

O projeto tem ainda um objetivo sustentável, já que integra o programa internacional Urban Pathways, financiado pela International Climate Initiative, do Ministério Federal Alemão para o Meio-Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear e implementado pela ONU-Habitat, o Instituto Wuppertal e o UN Environment, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho