Material apreendido durante a operação -  (crédito: MPMG/PM/Divulgação)

Material apreendido durante a operação

crédito: MPMG/PM/Divulgação

Uma organização criminosa é alvo de operação do Ministério Público e da Polícia Militar na manhã desta terça-feira (5/12). A ação tem o objetivo de combater o tráfico de drogas, associação para o tráfico e de outros crimes conexos no Bairro Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra pessoas supostamente atuantes no tráfico de drogas e outros crimes na região.

A organização criminosa investigada, inclusive, é suspeita de aterrorizar moradores e de implantar um regime de controle paralelo e violento de condutas no bairro Vera Cruz, conhecido como “pau no gato”, fato recentemente divulgado a partir de fotos de faixas colocadas ao longo de uma das avenidas de maior fluxo do bairro.

"Deflagramos uma grande operação junto ao MP, para desmantelar uma organização no Alto Vera Cruz. O saldo final foi muito positivo, com diversos celulares apreendidos que serão usados na sequência das investigações", explicou o tenente-coronel Fabiano Rocha.

Segundo o balanço divulgado pelo Ministério Público e pela Polícia Militar, três homens, de 27, 29 e 35 anos foram presos. Uma arma, oito celulares, R$ 1.800 em espécie, meia barra de crack e materiais para produção de drogas foram apreendidos.

A ação é fruto de investigações que identificaram organização criminosa estruturada em franca atuação no tráfico de drogas. Com a investigação, foi possível constatar a estrutura do grupo criminoso, bem como os envolvidos e a função que exerciam na organização.

Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em atuação conjunta com a 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte e com o 22º Batalhão de Polícia Militar da Capital, a operação conta com 90 policiais militares, um promotor de Justiça, 22 viaturas, uma aeronave da PMMG e um drone, além do apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar especializada em captura de cães bravos.